Sindicalista do Quênia prestigia o IV Congresso

0

O IV Congresso dos Bancários de Brasília contou com a presença do sindicalista do Quênia (África), Joe Macharia, ativista da organização dos trabalhadores da construção civil, que engloba também o setor de madeiras e móveis.

Na abertura da plenária final, Joe saudou os bancários, falou do movimento sindical de seu país, da cooperação entre os trabalhadores e da solidariedade entre povos. Ele deixou evidente uma grande distância entre a capacidade de organização e de atuação já tingidas pelos trabalhadores brasileiros, em comparação com o estágio atual do sindicalismo queniano, ainda insipiente. Seu sindicato, por exemplo, tem base nacional e conta com apenas 10.500 filiados. A única central sindical existente no Quênia soma 250 mil sindicalizados entre todas as entidades que congrega.

A despeito da debilidade que apresenta, o movimento sindical queniano, segundo Joe Macharia, cumpre importante papel na realização de projetos de alcance social, que são extensivos a toda a sociedade. Entre os projetos destacados por ele estão o de combate à AIDS e o de reflorestamento de áreas devastadas. A solidariedade, a seu ver, é indispensável ao enfrentamento dos problemas que atingem a população do Quênia e de outros países africanos.