SINAIT promove ato público virtual nesta sexta (28) em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho

0

O Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT) promove às 17h desta sexta-feira (28) um ato público virtual para lembrar as vítimas de acidentes e doenças do trabalho, no Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.

O objetivo do evento é render homenagens às mais de 610 mil vítimas anuais de acidentes e doenças no trabalho e à memória dos que perderam a vida em razão da negligência com a segurança nos ambientes de trabalho, da falta de investimento e de cumprimento da legislação. São 7 mortes a cada 100 mil trabalhadores.

Na ocasião será lançado o Manifesto em Defesa da Vida e Integridade Física da Pessoa Trabalhadora.

A transmissão será no Youtube pelo SinaiTplay (@SINAITplay) e pelo Facebook (@sinaitaft). Estarão presentes ao Ato Auditores-Fiscais do Trabalho e outras personalidades do mundo do trabalho.

A apresentação do evento virtual será feita pelo diretor da entidade, Francisco Luís Lima, e a moderação pelo vice-presidente do SINAIT, Carlos Silva.

O vice-presidente do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), Rodrigo Britto, que é ex-presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília e da CUT-DF, participará do evento e faz um convite no vídeo abaixo:

Auditores-Fiscais do Trabalho lidam com a grave realidade dos acidentes de trabalho, que têm sérias consequências para os trabalhadores e suas famílias, para o Estado e para toda a sociedade. Medidas urgentes são necessárias para mudar este cenário, passando pela contratação de Auditores-Fiscais que fiscalizam os ambientes de trabalho e atuam para prevenir as ocorrências.

“Sabemos que temos um compromisso com a sociedade, pois a nossa atuação é essencial para que os direitos dos trabalhadores sejam garantidos e para evitar que mais acidentes e mortes aconteçam”, destacou Carlos Silva.

Atualmente, o Brasil conta com menos de 2 mil Auditores-Fiscais do Trabalho em atividade. Este número é insuficiente para fiscalizar as mais de 20 milhões de empresas espalhadas pelo país.

O prejuízo se materializa sobre os recursos da Previdência Social e da sociedade. Bilhões de reais que poderiam ser direcionados para prevenção são gastos em pagamentos de benefícios e pensões aos acidentados e familiares, muitas vezes, em situações irreversíveis. Em 2022, foram concedidos 149 mil auxílios doença por acidente do trabalho.

Prevenir é muito mais barato e eficiente, mas o governo parece não se importar. Os empregadores, via de regra, não são responsabilizados, deixando o passivo para o governo e a sociedade.

Certificação

O SINAIT vai disponibilizar certificação para quem assistir ao ato público on-line. Os internautas que tiverem interesse devem preencher seus dados em um formulário, por meio do link que será disponibilizado no chat, durante a transmissão. O certificado será emitido automaticamente ao término da live e enviado para o e-mail indicado no formulário. O internauta deve estar inscrito no Canal do SINAIT. 

Da Redação com Sinait