“Revolução Russa – O legado de outubro de 1917” é o tema do Brasília Debate de hoje

0

Evento discute nesta terça-feira onda revolucionária mundial que se desenvolveu em reação à barbárie da Primeira Guerra Mundial, onda que tem na Revolução Russa seu expoente maior. Para debater o assunto, foram convidados o professor e escritor Clodomir Santos de Morais, o professor do Departamento de Sociologia Universidade de Brasília (UnB) Sadi Dal Rosso e o economista e coordenador do Comitê de Defesa da Revolução Cubana, Afonso Magalhães.

Para entender o mundo contemporâneo é preciso saber um pouco sobre a Revolução de Outubro, também conhecida como Revolução Bolchevique ou Revolução Vermelha, ocorrida entre 17 e 25 de outubro de 1917 na então União Soviética. E é com o objetivo de discutir essa onda revolucionária mundial que se desenvolveu em reação contra a barbárie da Primeira Guerra mundial que o tema do último Brasília Debate do ano é “Revolução Russa – O legado de outubro de 1917”.

Não percam. É hoje, terça-feira, a partir das 19h no Teatro dos Bancários (EQS 314/315 – Bloco A).

Para debater o assunto, foram convidados o professor e escritor Clodomir Santos de Morais, o professor do Departamento de Sociologia Universidade de Brasília (UnB) Sadi Dal Rosso e o economista e coordenador do Comitê de Defesa da Revolução Cubana, Afonso Magalhães.

Baiano de Santa Maria da Vitória, o advogado Clodomir Santos de Morais foi organizador e assessor das Ligas Camponesas dos anos 60, eleito deputado estadual e cassado em 1964. Trabalhou em diversos países como funcionário da OIT. É autor de Elementos sobre a Teoria da Organização do Campo.  Sua militância lhe custou dois anos de prisão, torturas e depois um longo exílio e dez anos de direitos civis cassados, impostos pelo golpe militar de 1964. Fez doutorado em Sociologia pela Universidade de Rostock (1987), especialização em Antropologia Cultural na Faculdade de Direito do Chile e especialização em Reforma Agrária, no ICIRA de Santiago. É autor do Dicionário de Reforma Agrária e de mais vinte livros publicados, a maioria em espanhol e português, destacando-se a sua famosa cartilha Teoria da Organização (com mais de trezentas edições em 43 países e em vários idiomas e dialetos).

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1972) e em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1972), Sadi Dal Rosso fez mestrado em Sociologia – University of Texas System (1976) e doutorado em Sociologia – University of Texas System (1978). Tem pós-doutorados na Itália, França e nos Estados Unidos. Atualmente é professor titular de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB). Realizou pesquisas sobre os seguintes temas: condições de trabalho, jornada de trabalho, sindicato, transformação da força de trabalho na agricultura, educação superior, movimentos sociais, método de pesquisa e teoria.

Afonso Magalhães, ex-diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília, é economista e trabalha como coordenador do Comitê de Defesa da Revolução Cubana e como secretário de relações internacionais da Central de Movimentos Populares (CMP) da capital.

O projeto

O Brasília Debate é um espaço que o Sindicato coloca à disposição da categoria bancária e dos brasilienses para a discussão de idéias sobre os temas relevantes da contemporaneidade. É realizado uma vez por mês, no Teatro dos Bancários, sempre com a participação de intelectuais e persona-lidades de destaque da vida cultural, política, econômica e social do país.

Atualizada em 04/12/2007, às 9h20