Reeducandos se apresentam no Teatro dos Bancários

0

O Sindicato sediou a etapa final da edição especial do X Festival de Arte e Cultura no Sistema Prisional do DF (Fest’Art) – III Mostra Cultural e Profissional –, na sexta-feira (10). Familiares e amigos dos 26 internos concorrentes aos prêmios lotaram o Teatro dos Bancários para acompanhar as apresentações. O tema deste ano foi “Televisão, copa e eleições: alienação ou conscientização?”

O evento, que contou com 374 participantes, teve o objetivo de propiciar, estimular e valorizar a criatividade, a produção artística e intelectual das pessoas privadas de liberdade para a construção de um sujeito independente e criativo. “O intuito desse trabalho é mostrar que a educação e a ressocialização valem a pena”, frisou o professor do Sistema Penitenciário do DF Altemir Barbosa.

Os três primeiros colocados de cada categoria – artesanato, dança, desenho, música, poesia e teatro –, participaram da 1ª etapa, classificatória e eliminatória, realizada nas seis unidades prisionais. Eles foram avaliados por jurados especializados.

“A iniciativa da Funap-DF (Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal) é louvável, uma vez que é preciso motivar os reeducandos, por meio da arte, cultura e educação para facilitar a ressocialização de cada um”, ressaltou o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, acrescentando que o Sindicato sempre apoiou projetos de inclusão social.

Iniciativa

O Festival de Arte e Cultura é uma iniciativa da Funap-DF, organizado pela Direção Social e Educacional  da instituição, com o apoio da Secretaria de Segurança Pública e da Subsecretaria do Sistema Prisional do DF.

O festival começou a ser realizado em 2004. As edições aconteciam no presídio feminino, localizado na região administrativa do Gama, e no Complexo Penitenciário da Papuda.

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília