Reajustes abaixo da inflação no primeiro semestre deste ano são destaque dos Cadernos de Negociação do Dieese de setembro

0

‘Pagamento de salários e outras verbas atrasados estão na pauta da maioria das greves’. Este é o destaque da edição 45, de setembro, da série Cadernos de Negociação do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). De acordo com a matéria, no primeiro semestre de 2021, foram realizadas 366 paralisações, sendo que a maioria (69%) ocorreu no setor privado, sobretudo nos transportes (148), envolvendo rodoviários dos coletivos urbanos.

A publicação também aponta que persistem as dificuldades para repor a inflação. As negociações da data-base agosto, encerradas até começo de setembro, apresentaram resultados poucos satisfatórios para os trabalhadores. Cerca de 2/3 dos reajustes ficaram abaixo de 9,85%, percentual equivalente à inflação em 12 meses, segundo o INPC-IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na sessão Mercado de Trabalho, o Dieese mostra que no primeiro semestre de 2021, o número de desligamentos de vínculos celetistas devido à morte de trabalhadores mais do que dobrou (+108,2%) na indústria de transformação, na comparação com o mesmo período de 2021. Foram 10.429 desligamentos por morte nos primeiros seis meses de 2021 diante de 5.010, em 2020.

Outros temas abordados no Caderno de Negociações são ‘Imunização contra Covid-19 ganha força na pauta das entidades sindicais’, ‘Bandeira vermelha na energia atinge maior patamar em agosto’ e ‘Agosto: cesta básica aumenta em 13 das 17 capitais pesquisadas’.

Acesse essas e outras informações.

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília