Rádios e TVs comunitárias do DF aprovam Carta de Brasília do segmento

0

 

Em 20 de dezembro de 2018, o Sindicato foi palco do 1º Encontro de Rádios e TVs Comunitárias do Distrito Federal, resultando na elaboração e divulgação da Carta de Brasília, que servirá de fonte referencial para os governos Distrital e Federal. 

Participaram do evento dirigentes das emissoras comunitárias, lideranças sociais, políticas, estudantis e sindicais, que apoiam a iniciativa, entre elas Sinpro, STIU, Sinttel e Sindicato dos Bancários, representado pelo presidente, Eduardo Araújo.

Entre os principais pontos elencados na Carta, constam reivindicações históricas e atuais, entre elas: execução da Lei Distrital 6.017/17, de fomento cultural para as rádios comunitárias; acesso das rádios e TVs comunitárias às linhas de fomento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/DF) e fortalecimento da Escola de Mídia Comunitária da TV Comunitária.

Outra importante reivindicação é a criação de uma Agência de Notícias e Produção Audiovisual, envolvendo as 23 rádios comunitárias filiadas à Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço – DF) e à TV Comunitária, cujo público potencial chega a 100 mil ouvintes por cidade e mais de um milhão de assinantes da NET.

O evento também serviu para que as lideranças do setor firmassem compromisso em manter as emissoras comunitárias independentes e com uma programação voltada para o respeito aos direitos humanos e à regionalização da produção jornalística, artística e cultural.

Leia mais aqui: https://www.facebook.com/tvcomdf/posts/2041792399247560?__tn__=K-R