Quem são os debatedores

0

A filósofa Marilena de Souza Chaui é uma das mais ativas e importantes intelectuais da atualidade, tanto do ponto de vista da produção acadêmica quanto por sua presença marcante no debate nacional em torno da política e da cultura. É dos raros espécimes que conseguem aliar o exercício do pensamento com o engajamento nas grandes lutas nacionais.

Professora de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP) e autora de ensaios sobre a história da filosofia e de extensos estudos sobre a obra do pensador Baruch Espinosa, Chaui foi secretária municipal da Cultura na cidade de São Paulo durante o mandato da prefeita Luíza Erundina (1988-1992), então filiada ao Partido dos Trabalhadores.

Paralelamente à docência, Marilena Chaui integra o Conselho Nacional de Educação (Câmara de Educação Superior), e sua intenção — como disse em entrevista à revista Cult — é devolver ao órgão a capacidade de formular diretrizes para uma política educacional.

Venício A. de Lima – Membro do Conselho de Acompanhamento da Programação de Rádio e Televisão da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e da Comissão de Liberdade de Imprensa do Sindicato dos Jornalistas do DF, Venício é articulista semanal da revista eletrônica Observatório da Imprensa, e autor de vários livros, entre eles o recém-lançado Mídia: Crise política e poder no Brasil (Fundação Perseu Abramo) e Comunicação e televisão – Os desafios da pós-globalização (Editora Hacker).

é sociólogo, jornalista e publicitário. Mestre, doutor e pós-doutor em Comunicação pela Universidade de Illinois (EUA), é professor titular de Ciência Política e Comunicação da Universidade de Brasília (aposentado), e fundador, primeiro coordenador e pesquisador sênior do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política (Nemp) da UnB.