Quebra de caixa: plenária detalha próximos passos após vitória jurídica do Sindicato contra a Caixa

0

O Teatro dos Bancários recebeu empregados e empregadas da Caixa nesta quinta-feira (16) para tirar dúvidas e saber detalhes dos próximos passos da luta pela verba “quebra de caixa”. Orientados pela assessoria jurídica do Sindicato, os trabalhadores tiveram mais informações sobre a vitória da entidade na ação coletiva de “quebra de caixa”, que entrará em fase de execução.

Representados pelo Sindicato, os empregados e empregados da Caixa lutam judicialmente há mais de 7 anos pelo pagamento para as funções de caixa e tesoureiro. Serão beneficiados aqueles que ocuparam essas funções de 27 de outubro de 2011 até o momento.

Empregado de área-meio da Caixa, Pedro Vasconcelos, que participou da plenária, comentou sobre a realidade de quem vai se beneficiar diretamente pela vitória na ação coletiva. “Tenho dezenas de colegas que trabalham com um milhão, um milhão e meio de reais no caixa deles, mas não têm uma remuneração proporcional à responsabilidade que eles têm. Não só em numerário, mas em operações também”, detalha Pedro. Ele conta ainda que “a quebra de caixa é uma conquista que a gente vem perseguindo há um tempo. O Sindicato, principalmente, há uns anos trabalha para reconquistarmos esse direito”.

Diretora do Sindicato e coordenadora da Comissão Executiva de Empregados da Caixa (CEE/Caixa), Fabiana Uehara lembra que a conquista é consequência da organização sindical. “Quanto mais forte o Sindicato, maiores serão as vitórias em favor dos empregados da Caixa e de toda a categoria bancária. Por isso a sindicalização é tão importante: viabiliza o fortalecimento do Sindicato e das ações de garantia de condições dignas de trabalho”, aponta a dirigente.

“O Sindicato sempre luta na direção da defesa dos direitos da categoria. O ganho desta ação representa essa batalha constante da entidade na defesa dos bancários. Em breve, iniciaremos a execução desta ação importantíssima para os empregados e empregadas da Caixa”, comemorou a advogada que assessora o Sindicato, Laís Carrano.

Nos próximos dias, o Sindicato abrirá um canal para o cadastro dos empregados que se enquadram nos requisitos da ação.

Joanna Alves
Do Seeb Brasília