Próximas palestras da Caravana de Solidariedade à Cuba ocorrem em 23 de setembro

0

Em razão da coincidência de eventos de extrema centralidade na conjuntura política agendados por sindicatos parceiros da CUT, informamos que o III módulo, marcado anteriormente para o dia 19 de agosto, e o IV módulo de preparação da delegação a Caravana de Solidariedade à Cuba serão realizados conjuntamente no dia 23 de setembro, no auditório da CUT Brasília, às 19 horas.

Com os temas ‘Cuba hoje e seus desafios’ e ‘Futuro – Perspectivas para Cuba’, o terceiro e quarto encontros abordarão a realidade atual cubana, que enfrenta cerco comercial e político de grandes potências capitalistas, especialmente dos Estados Unidos, e os próximos passos da revolução para promover o desenvolvimento econômico e social na ilha.

O ciclo contará também com a realização de uma ‘Terça Cultural’, uma atividade de intercâmbio cultural, político e econômico prevista para acontecer no dia 14 de outubro.

Essas atividades são destinadas aos dirigentes, representantes de movimentos sociais e militantes sindicais inscritos para participar da Caravana da Solidariedade, mas estão também abertas a todos os demais interessados nas questões cubanas.

Caravana da Solidariedade

Com a realização dessa série de atividades, a Central Única dos Trabalhadores tem por objetivo preparar uma delegação de dirigentes sindicais de Brasília, a chamada Caravana de Solidariedade, que visitará a ilha para conhecer um pouco mais da luta dos cubanos pelo socialismo.

A Caravana embarcará para Havana no dia 27 de outubro, permanecendo na ilha até 2 de novembro. Na programação, os sindicalistas irão conhecer a Central dos Trabalhadores Cubanos (CTC) e visitarão escolas, fazendo doações de materiais escolares. Todas as visitas terão como objetivo conhecer a luta pelo socialismo, levando em consideração que Cuba foi um dos primeiros países a implantar o sistema socialista, resistindo até hoje a fortes boicotes internacionais.

Comitês de Solidariedade à Cuba

A CUT é uma das instituições integrantes dos comitês formados por entidades do movimento social que desenvolvem ações em defesa da soberania e autodeterminação dos povos.

A ideia é sensibilizar e esclarecer sobre os ataques que o país permanentemente enfrenta por parte dos EUA e dos aliados dos norte-americanos, chamar a atenção para a prisão dos três cidadãos cubanos ainda mantidos em cárcere privado nos Estados Unidos e destacar as ações humanitárias que Cuba, apesar do bloqueio, desenvolve em vários países do Mundo.

Diversas entidades progressistas, culturais e sociais do Brasil se uniram na defesa das causas cubanas e pela manutenção de sua soberania. Cada uma delas, de sua maneira, colabora para fortalecer os laços de amizade e fraternidade entre o povo brasileiro e o povo cubano. Os principais pontos debatidos são: a ofensiva midiática contra Cuba, as denúncias do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos e outros países imperialistas e a realidade de Cuba na atualidade.

Fonte: Secretaria de Comunicação CUT Brasília