Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional é tema de live do IFZ nesta quinta (19), às 17h30

0

O Instituto Fome Zero (IFZ) realiza uma live com o tema ‘Centralidade das Políticas Públicas Municipais na Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional’ nesta quinta-feira (19), às 17h30. O debate terá como moderador José Graziano da Silva, diretor-geral do Instituto Fome Zero.

Para assistir acesse: institutofomezero.org

José Graziano da Silva é agrônomo e doutor em economia. Ele foi diretor-geral da FAO de 2012 a 2019 e tem mais de 30 anos de conhecimento em segurança alimentar e nutricional e desenvolvimento rural. Além disso, coordenou o Programa Fome Zero no Brasil, enquanto ministro Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome.

Participantes

Ana Cláudia Santos, é membro do High Level Panel of Experts do Comitê da FAO e diretora para Articulação Social do Instituto Fome Zero. É graduada em Geografia pela PUC-SP, mestre em Ordenamento territorial e ambiental pela UFF. Atuou na Política de Segurança Alimentar e Nutricional do governo federal, à frente da reinstalação do Consea. Foi consultora técnica principal da FAO na implementação do Programa Fome Zero e na formulação do Plano Nacional de Segurança Alimentar Nutricional de 2012 a 2015.

Walter Belik, diretor-geral adjunto do Instituto Fome Zero e membro High Level Panel of Experts do Comitê da FAO; voluntário e conselheiro do Banco de Alimentos da Associação Prato Cheio e da Save Food Brasil. Professor titular de Economia Agrícola da Unicamp, ele atuou como coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Unicamp por 5 anos. Foi membro do Consea de 2003 a 2007; coordenador da Iniciativa América Latina e Caribe Sem Fome. Publicou, além de livros, mais de 200 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais.

Márcia Helena Lopes, ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Integrante da Coordenação da Frente Nacional em Defesa do SUAS e da Seguridade Social. Consultora nacional e internacional da ONU (FAO), Unicef, Pnud, União Europeia e BID. Foi professora do curso de Serviço Social da UEL por mais de 30 anos. Atuou como secretária de Assistência Social e vereadora em Londrina. Foi secretária Nacional de Assistência Social e secretária-executiva do MDS. Coordenou o GT Fome Zero por 5 anos.

Sílvio Porto, professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Foi gestor público nos níveis municipal, estadual e federal; presidente da Centrais de Abastecimento do RS e diretor de Política Agrícola e Informações na Conab. Participou da construção e coordenação das ações do PAA, da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica e do Consea. Foi consultor internacional pela FAO em São Tomé e Príncipe, Angola e na América Central. Integrou a equipe de elaboração do projeto Fome Zero.

Da Redação