Projeto Brasília Debate

0

Objetivo
Promover o debate de idéias sobre os mais variados temas que interferem no nosso dia-a-dia, de forma a enriquecer o conhecimento dos bancários e da sociedade e contribuir para uma melhor compreensão do mundo em que vivemos.

 

 

Marca

 

A proposta é que se chame Brasília Debate é um projeto novo, exclusivo do Sindicato dos Bancários.

 

 

Formato

 

O Brasília Debate terá sempre um apresentador/instigador/moderador e dois debatedores, um de cada gênero, especialistas sobre cada tema, sendo um deles obrigatoriamente de Brasília.

 

 

Periodicidade: mensal.

Justificativas
O movimento sindical Cutista já consolidou a percepção de que está superada a visão meramente economicista e a prática tradicional do ativismo cotidiano que somente corre atrás dos prejuízos.

 

A reestruturação produtiva, que trouxe destruição de postos de trabalho, terceirização, precarização e intensificação da exploração, provocou profundas transformações no mundo do trabalho. O avanço concomitante do ideário neoliberal exige uma atuação firme dos sindicatos no campo ideológico.

 

Os novos desafios para o movimento sindical são imensos. Além de lutar por conquistas econômicas, os sindicatos precisam atuar na organização dos locais de trabalho, na politização da classe, na superação da ação meramente corporativa e avançar na organização do ramo econômico, além de buscar a união com as demais categorias e com os movimentos sociais e interferir em todas as questões que mexem com os interesses dos trabalhadores no dia-a-dia.

 

Na era do conhecimento que estamos vivendo nesse início do Século 21, os sindicatos precisam também participar da disputa no campo das idéias. Hoje quem define a agenda de discussão da sociedade é a grande mídia, ideologicamente definida… contra nós. Assunto que não seja veiculado pelas TVs, jornais, revistas, rádios e internets fica fora do debate. Os sindicatos e os movimentos sociais precisam pautar seu próprio debate.

 

Os bancários de Brasília formam uma categoria com alto nível de escolarização e de formação profissional, geralmente bem informada. O Sindicato precisa ampliar o leque de discussão com essa categoria.

 

Embora capital do país e cidade de grande porte, Brasília se ressente de um espaço de discussão sobre os grandes temas nacionais ou locais. Mais que um local apropriado, o Sindicato tem uma referência (o Teatro dos Bancários) já pronta para preencher essa lacuna.

 

A criação desse espaço de debate fortalecerá os vínculos da categoria bancária com sua entidade representativa.

 

Além de se aproximar dos bancários, com isso o Sindicato também estreitará os vínculos com a comunidade brasiliense — com ganhos políticos e de imagem evidentes.