Programação da Marcha das Margaridas começa na terça (15); bancárias confirmam adesão

0

Brasília recebe, na terça e na quarta, dias 15 e 16, a 7ª edição da Marcha das Margaridas, encontro das trabalhadoras do campo que ocorre a cada quatro anos. As bancárias da capital federal confirmam participação na Marcha, convidadas pela Contag e organizações parceiras. A programação (veja acima) começa na manhã da terça, com atividades formativas. A marcha pela Esplanada dos Ministérios será na quarta.

A 7ª edição da Marcha apresenta Mostra Nacional da Produção das Margaridas, atividades formativas, ato político-cultural e noite cultural. Essa parte da agenda será realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, na terça (15). A partir das 6h da quarta (16), começa a concentração para a caminhada até o Congresso Nacional.

“A Marcha das Margaridas, iniciativa das mulheres do campo, aglutina atualmente a pauta de todas nós mulheres brasileiras. Os 13 eixos de luta retirados pelas Margaridas representam as reivindicações pelo bem viver necessário a uma vida plena”, destaca a secretária de Mulheres do Sindicato, Zezé Furtado.

Sobre a Marcha

Reconhecida como a maior ação política de mulheres da América Latina, a Marcha das Margaridas é também uma referência à luta de mulheres como Margarida Maria Alves. Trabalhadora e sindicalista, a liderança foi assassinada por defender os direitos dos trabalhadores do campo de Alagoa Grande, na Paraíba. 

Este ano, o lema do encontro é motivado “Pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver”. As atividades são baseadas nos 13 eixos de luta, – detalhados nos cadernos de teses acessíveis aqui – que versam de democracia participativa e soberania popular ao poder e participação política das mulheres, democratização do acesso a terra e garantia dos direitos territoriais, além de educação pública não sexista e antirracista e direito à educação do e no campo.

Mais de 100 mil mulheres são esperadas para a Marcha deste ano.

Joanna Alves
Do Seeb Brasília