Procon autua dois bancos em blitz com Sindicato em Sobradinho

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Duas agências bancárias em Sobradinho, uma da Caixa e uma do Itaú, foram autuadas nesta quinta-feira (8) pelo Procon por descumprimento da Lei de filas ou por não disponibilizar senha para atendimento. No total três agências foram vistoriadas, do Banco do Brasil, da Caixa e do Itaú. Os diretores do Sindicato acompanharam as vistorias e ressaltaram que a culpa é dos bancos por não contratarem o número suficiente de funcionários.

 

 

A situação mais crítica foi registrada na agência do Itaú, onde, segundo relato dos próprios clientes e usuários, a espera por ser atendido chegava a mais de uma hora. A agência estava lotada e com apenas dois caixas para atendimento no horário de 13h. Até um gerente precisou assumir o posto de caixa para tentar agilizar o atendimento e diminuir o tempo de espera das pessoas na fila.

 

O banco foi notificado pelo Procon porque não disponibilizava senhas para atendimento, motivo pelo qual não recebeu auto de infração por descumprimento da Lei de filas. A máquina estava quebrada e não havia funcionário distribuindo senhas manuais ou prestando informações sobre como proceder nesse caso.

 

As filas estavam por todos os setores da agência: nos caixas eletrônicos, para abertura de conta, no atendimento de gerentes, nos caixas e até mesmo no preferencial. “Chego a ficar duas horas esperando atendimento. É um desrespeito muito grande”, indigna-se a empregada doméstica Rosângela Diaz, que todos os meses vai a esta agência do Itaú e reclama que a  situação é sempre a mesma.

 

“A situação aqui no Itaú é absurda. Dois funcionários estão afastados por adoecimento físico e psicológico causado pelo excesso de trabalho. Há alguns dias eu estive aqui e os funcionários só almoçaram às 18h, quando o último cliente saiu”, relata Louraci Morais, diretora do Sindicato.

 

A Caixa foi atuada descumprir a Lei de Filas. “O banco recebe um auto de infração por descumprir a lei que garante que os clientes esperem no máximo 30 minutos nos dias de maior movimento nas agências. A instituição tem até 10 dias para responder e poderá pagar uma multa. Além disso, deverá adequar o atendimento”, afirma Marcos Lopes, diretor jurídico do Procon.

Como denunciar

Os clientes e usuários podem denunciar ao Procon o descumprimento da Lei nº 2547/2000, que garante que o tempo razoável de espera na fila é de 20 minutos em dias normais e de 30 minutos nos dias de pagamento de pessoal, dia de vencimento de contas de concessionárias, de tributos e em véspera ou após feriados prolongados.

 

Para fazer a denúncia é necessário estar com senha que conste o horário de retirada e pedir ao bancário que anote o horário de início do atendimento com nome e respectiva matrícula. Outra possibilidade é do próprio cliente anotar o horário do início do atendimento e solicitar que duas testemunhas confirmem o fato com nome completo e RG.

 

“As melhorias dependem também da reclamação dos clientes. Eles devem acionar os órgãos competentes para fazer a reclamação e tomar providências. Da nossa parte, seguimos pressionando os bancos para contratarem mais funcionários e oferecer atendimento decente, uma das reivindicações da Campanha Nacional dos Bancários 2011”, diz Edmilson Lacerda, diretor do Sindicato.

Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília