Primeiro-secretário da embaixada de Cuba abre programação temática do Cineclube 2016

0

O primeiro-secretário da embaixada de Cuba no Brasil, Juan Pozo, abriu nesta segunda-feira (6), na exibição de José Martí: o olho do canário, a programação temática do Cineclube Bancário de 2016 do Sindicato, que neste mês presta uma homenagem ao país insular. 

Juan fez uma breve síntese do contexto em que se passa a história da personagem principal que dá nome à produção, hoje aclamado como herói pelos cubanos pela sua luta a favor da independência de seu país do domínio espanhol. 

“O filme tem muito a ver com a história da Cuba ainda colônia, marcada pela exploração e pela discriminação”, resumiu. “Foi nesse contexto que José Martí começou a formar a sua identidade e suas ideias revolucionárias e patrióticas”, acrescentou, lembrando que o protagonista foi o responsável pela criação do Partido Revolucionário Cubano (PRC). 

Após a exibição, houve debate sobre o filme do público com o representante cubano.

Nascido em 1853, José Martí  foi um homem de grande sensibilidade e senso de justiça, mas também um ser humano comum. Dos nove aos dezessete anos, traçou um verdadeiro percurso espiritual que o ligaria intimamente à sua pátria. Neste período da vida, passou a verdadeiramente conhecer Cuba e amá-la, para a ela dedicar o restante de sua vida. 

Com direção de Fernando Perez, o filme tem no elenco Damián Antonio Rodríguez, Daniel Romero, Broselianda Hernández, Rolando Isidro Brito Rodríguez. 

Entre os prêmios recebidos, destaque para o Prêmio Ariel de Melhor Filme Iberoamericano na Academia Mexicana de Artes y Ciencias Cinematográficas, no México, em 2011; Prêmio da Unicef no 32º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, em 2010, na cidade de Havana; Prêmio de Melhor Fotografia. XXXVI Festival de Cine Iberoamericano de Huelva, na Espanha, em 2010; e Prêmio da Associação Cubana de Imprensa Cinematográfica.

Os próximos filmes a serem exibidos no Cineclube são: Diários de Motocicleta (dia 13), Kangamba (dia 20) e Clandestinos (dia 27). As produções são exibidas sempre às segundas-feiras, às 20h, no Teatro dos Bancários (EQS 314/315) e têm entrada gratuita.

Renato Alves
Do Seeb Brasília