Presidente do Sindicato fala ao Balanço Geral sobre explosões de caixas

0

As explosões de caixas eletrônicos no Distrito Federal foram tema da reportagem do programa Balanço Geral, da TV Record, na sexta-feira (9). A matéria destacou que, em menos de 48 horas, dois terminais foram alvo de bandidos. E o medo toma conta das ruas. A população está assustada com a bandidagem e pede mais segurança.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF, no ano passado foram nove ocorrências de caixas eletrônicos arrombados em todas as cidades do DF.

E para este ano, as previsões não são nada otimistas. Na opinião do presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, as ocorrências tendem a aumentar, já que os dispositivos de segurança utilizados atualmente pelos bancos estariam ultrapassados.

“Nós entendemos que os investimentos para este caso não podem ser públicos. A polícia não deveria estar cuidando desses terminais eletrônicos. Mas sim os próprios seguranças dos bancos. Eles deveriam contratar vigilantes para monitorar efetivamente o espaço 24 horas para evitar que os bandidos atuassem ali”.

Araújo também falou sobre o líquido utilizado para manchar as notas em caso de explosão do cofre. Segundo ele, isso não impede a utilização do dinheiro, porque os bandidos conseguem limpar grande parte das notas e utilizá-las sem restrição nenhuma. “Este sistema já está obsoleto. É necessário seguranças (vigias) para evitar sequestros, arrombamentos e destruição dos espaços”, avaliou o presidente do Sindicato.

Confira, abaixo, a íntegra da entrevista do presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, ao programa Balanço Geral.

Mariluce Fernandes 
Do Seeb Brasília