Para fortalecer a Campanha 2013, Sindicato faz encontro com trabalhadores dos bancos privados

0

Bancos-Privados2
Cientes da importância da mobilização para a Campanha Nacional 2013, os trabalhadores e trabalhadoras dos bancos privados participaram, no sábado (24), no Espaço Bambu, localizado no Lago Norte, de encontro realizado pelo Sindicato para debater as pautas de luta deste ano e discutir estratégias para fortalecer a categoria.

“Fizemos uma avaliação do que foi negociado com os bancos até o momento, bem como da nossa estratégia de campanha. Temos que avançar em vários pontos. Em relação à cláusula de saúde e condições de trabalho, temos um debate para combater as metas abusivas e uma atenção para a saúde das pessoas que são afastadas”, afirmou o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo.

Araújo lembrou ainda que, em 2013, a Campanha Nacional da categoria está focada na luta por mais empregos, principalmente nos bancos privados, que demitiram nos últimos sete meses mais de 5.800 pessoas, sem reposição dessa mão de obra. “As demissões atrapalham o atendimento nas agências e ainda deixam uma extrema sobrecarga de serviço para os que continuam nos postos de trabalho”, completou Araújo.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Brasília, Rodrigo Britto, que é bancário, a diretora da CUT e do Sindicato Louraci Morais e o presidente da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), José Avelino, também participaram do encontro, que contou com grande participação dos trabalhadores.

Saúde do trabalhador

Assessores jurídicos do Sindicato, Paulo Roberto e Janaina Barcelos fizeram exposições sobre as ações individuais e coletivas impetradas pelo Sindicato. Os especialistas também tiraram dúvidas dos bancários sobre saúde e condições de trabalho, entre outros temas.

Durante o encontro, os assessores jurídicos destacaram a importância da discussão da saúde do trabalhador, já que os adoecimentos físicos e psíquicos estão crescendo a cada ano. “A pauta de saúde vem crescendo a cada ano e o Sindicato segue conquistando muitas vitórias. A manutenção do salário durante a alta médica no INSS é uma delas. Vamos continuar batalhando pela reabilitação profissional e pelo fim da pressão excessiva para o cumprimento de metas abusivas e do assédio moral. Quando falamos em condições de trabalho, é necessário se preocupar não apenas com questões econômicas”, frisou Janaina Barcelos.

Horas extras

Ainda durante a atividade, os representantes dos trabalhadores lembraram que o Sindicato ajuizou protesto de interrupção de prescrição das horas extras para contemplar os bancários e bancárias das instituições financeiras privadas. Estão listados no processo os bancários sindicalizados até novembro de 2012.

A partir do processo de interrupção de prescrição, várias ações individuais requerendo o pagamento da 7ª e 8ª horas trabalhadas foram ingressadas na Justiça do Trabalho com auxílio do departamento jurídico do Sindicato. As ações foram impetradas em janeiro deste ano e todas obtiveram sucesso para os bancários e demais funcionários das instituições financeiras privadas.

“Participativo, o encontro contou com forte presença dos trabalhadores, o que demonstrou a relevância do encontro para discutimos temas importantes da campanha salarial, da saúde do trabalhador, além de questões sociais e da pauta política. Agradecemos o engajamento dos trabalhadores para fortalecer a nossa luta e destacamos a importância da participação de todos nas atividades e assembleias organizadas pelo Sindicato. Esses eventos são decisivos para o futuro da nossa categoria”, ressaltou o diretor do Sindicato Paulo Frazão.

Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília