Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro se apresenta no Sindicato

0

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro traz para o palco do Teatro dos Bancários, nesta terça-feira (24), peças de Heitor Villa-Lobos (Bachianas Brasileiras nº 1), Johan Sebastian Bach (Concerto de Brandemburgo nº 1) e Carl Nielsen (Sinfonia nº 1).

O espetáculo, que conta com a regência do maestro titular da Orquestra, Claudio Cohen, acontece a partir das 20h. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro com uma hora de antecedência.

“Vale a pena conferir este concerto aqui no Teatro dos Bancários, nesta terça (24). Estaremos tocando obras de Villa-Lobos, Bach e Nielsen, num panorama bastante interessante”, convidou o maestro Cohen.

“Bachianas Brasileiras nº 1”

Bachianas se refere a Johann Sebastian Bach ou a quem se dedica ao estudo da obra deste compositor. Composta em 1930 para um conjunto de 8 violoncelos, “Bachianas nº 1” é um dos nove ciclos que formam “As Bachianas Brasileiras”, um dos destaques da obra do músico brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Três movimentos compõem a peça: Introdução/Embolada, Animato; Prelúdio/Modinha, Andante; e Fuga/Conversa, Un poco animato.

“Concerto de Brandemburgo nº 1”

Os Concertos de Brandenburgo, uma coleção de seis peças foram escritos em 1721 por Johann Sebastian Bach (1685-1750), sob encomenda do margrave de Brandenburgo. Considerados como expoentes da música do período barroco, os concertos estão entre os clássicos mais populares. O Concerto nº 1 é o único com quatro movimentos: – Allegro, Adagio, Allegro, Minuetto (Trio 1/Polacca/Trio 2).

“Sinfonia nº 1”

Escrita pelo compositor dinamarquês Carl Nielsen (1865-1931) entre os anos de 1890-1892, esta sinfonia foi dedicada à sua esposa, a escultora Anne Marie. Ela se divide em Allegro orgoglioso, Andante, Allegro cômodo e Finalle: Allegro com fuoco.

Serviço

Local: Teatro dos Bancários (314/315 Sul – Bloco A).
Data: 24 de maio (terça-feira).
Horário: 20h.
Ingressos: Entrada gratuita. Retirada no local, a partir das 19h, por ordem de chegada.
Lotação: 473 lugares.
Classificação: Livre.
Informações: 3262-9021 (bilheteria do Teatro).

Rosane Alves
Do Seeb Brasília