Novo PCS da Caixa deve ser aprovado até 30 de abril

0

A Caixa Econômica deve concluir até 30 de abril a proposta para o novo Plano de Cargos e Salários (PCS). A implantação, de acordo com o Acordo Coletivo de Trabalho 2007/2008, será em 1º de julho. O ingresso na nova tabela se dará por adesão e aproximação. Será garantida a não redução salarial. A forma de progressão será por antigüidade e merecimento, cujos critérios também serão negociados até 30 de abril deste ano.

De acordo com o negociado na campanha salarial, a referência 101 da tabela do PCS pós-98 será o piso da nova tabela. A proposta prevê ainda a incorporação das Vantagens Pessoais sobre o Salário Padrão (VP-SP) que corresponde a 1/3 dos salários dos empregados antigos (PCS 89), cuja referência 95 servirá de parâmetro à nova tabela. Além disso, serão contemplados os R$ 30 na campanha nacional de 2004.

“A implantação do PCS na Caixa é uma luta dos empregados que se arrasta há anos. Por isso, o compromisso da empresa em unificar a tabela do PCS, previsto no acordo coletivo de trabalho, é um importante passo”, afirma Jair Pedro Ferreira. “A nova tabela ainda vai corrigir, em parte, diferenças salariais dos novos, item importante para o cumprimento da isonomia. Os TBs, por exemplo, ganharão nova perspectiva de carreira, pois haverá aumento do teto salarial, que pode alcançar até três vezes o valor de ingresso”, completa Jair.

A quantidade de níveis e demais referências para a nova tabela serão negociados durante as rodadas permanentes.