Novo ato por igualdade de oportunidades nesta quarta, em frente ao Matriz I da Caixa

0

Preocupado com a discriminação de negros, negras e pessoas com deficiência no mercado de trabalho, sobretudo no sistema financeiro, o Sindicato promove nova manifestação (a terceira em três semanas) nesta quarta-feira (25) em frente ao edifício Matriz I da Caixa Econômica Federal, a partir das 12h. Todos estão convidados a participar de mais um ato pela igualdade de oportunidades nos bancos e abolir de vez a discriminação. 

A manifestação faz parte de uma série de atividades programadas para lembrar o 13 de Maio. A data marca a Abolição da Escravatura no Brasil, com a assinatura da Lei Áurea em 1888. “Os bancos, que tanto divulgam em propagandas a importância da responsabilidade social, deveriam ser os primeiros a dar o exemplo e contratar mais negras, negros e pessoas com deficiência”, critica Rodrigo Britto, presidente do Sindicato. O primeiro ato foi realizado no Setor Comercial Sul, no dia 13. A segunda manifestação ocorreu no Setor Bancário Sul, no dia 19.

Desigualdade

 

Os números mostram que ainda persiste nos bancos uma forte cultura de segregação. Segundo o Mapa da Diversidade, pesquisa realizada em 2009 com mais de 200 mil bancários de todas as regiões do Brasil, negros e negras ocupam são apenas 19% das vagas no setor. No Distrito Federal a situação é ainda pior, principalmente para as mulheres negras: elas representam apenas 12% do corpo funcional. Em relação à remuneração, na região Centro-Oeste, por exemplo, os brancos recebem, em média, R$ 4.142; já os negros, com igual qualificação, R$ 3.614.

Da Redação