TV Bancários Web entrevista Erika Kokay sobre projeto contra a CGPAR 23

0

 
Em contraposição aos ataques de Michel Temer aos planos de saúde dos funcionários de empresas estatais, a bancária e deputada federal Erika Kokay (PT-DF) apresentou o Projeto de Decreto Legislativo (PDC 956/2018) para sustar os efeitos da resolução 23 da CGPAR. Nesta quarta-feira (6), a partir das 18h, a deputada explica mais sobre proposta no programa TV Bancários Web.

A resolução 23 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, trata das diretrizes e parâmetros para o custeio das empresas estatais em relação aos benefícios de assistência à saúde aos empregados.

Erika defende que a resolução viola direitos adquiridos pelos funcionários das empresas estatais, assegurados em acordos coletivos de trabalho, estatutos e convenções que regulam as entidades de autogestão de saúde. Ela ressalta que a CGPAR excedeu sua competência ao criar obrigações para as entidades de assistência à saúde, ao infringir Lei Federal reguladora às entidades de assistência e ao não observar a atuação da Agência Nacional de Saúde (ANS) no planejamento e construção de um regramento para o setor.

Kokay assinala que a resolução já tem causado prejuízos aos servidores, a exemplo dos futuros concursados do Banco do Brasil para o cargo de escriturário que já foram excluídos do direito ao plano de saúde.
 
“Endividamento” 

Para o governo ilegítimo, a regulamentação do setor é uma alternativa para evitar o “endividamento” das estatais federais que custeiam
em média 77% da mensalidade do plano de saúde dos beneficiários. O argumento é de que esses gastos cresceram 58% impulsionados, em grande parte, pelo aumento da expectativa de vida e a assistência a ex-empregados.

TV Bancários Web

Confira edições anteriores em nosso canal do Youtube: http://bit.ly/2nk23zh
 
Da Redação