Multado em R$ 20 mil pela PF, Itaú Unibanco da 706/707 Norte é fechado por falta de condições de trabalho

0

CEDOC-10112011-Fechamento_da_Ag._do_tau_na_706_norte_-_foto_Jefferson_Junior_13
Os diretores do Sindicato Louraci Morais, Edmilson Lacerda e Rosane Alaby

 

Mais uma reforma está causando transtorno aos funcionários, clientes e usuários do Itaú Unibanco. Desta vez, na agência da 706/707 Norte, que está com fiação exposta, entulhos e material de construção espalhados pelas dependências, com poeira cobrindo o piso no cimento e sem extintores de incêndio, câmeras e alarmes de segurança. Diante desse cenário, o Sindicato fechou a unidade nesta quinta-feira (10) até que o banco tome as devidas providências. Atendendo à solicitação do Sindicato dos Vigilantes, a Polícia Federal também esteve no local nesta quinta e, após detectar falhas na reforma, multou a agência em R$ 20 mil.

 

“A agência ficará fechada até que a situação seja resolvida. Não há condições de trabalho aqui. O pó do cimento e da construção incomoda muito e pode trazer consequências para a saúde do trabalhador”, afirma Edmilson Lacerda, diretor do Sindicato. “O banco está descumprindo várias normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e deixando os trabalhadores vulneráveis”, completa Louraci Morais, diretora do Sindicato.

 

CEDOC-10112011-Fechamento_da_Ag._do_tau_na_706_norte_-_foto_Jefferson_Junior_6

 

O Sindicato fiscalizou a agência e produziu laudo técnico constando todas as irregularidades. O documento foi entregue ao banco cobrando soluções. Os dirigentes sindicais já visitaram o local outras vezes, detectando os mesmos problemas, mas a situação não foi resolvida – por isso o seu fechamento por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira.

 

Na semana passada o Sindicato, acompanhado do técnico em segurança do trabalho, fiscalizou a agência da 510 Sul, que estava na mesma situação. Lá a situação já foi resolvida.

*Atualizada às 13h06 de 11/11/2011

 

Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília