Muita diversão marca mais um Encontro Animado com os aposentados

0

Pelo sétimo ano consecutivo, o Sindicato promoveu nesta quinta-feira (21) o Encontro Animado dos Aposentados. Desta vez, os bancários e bancárias de bancos públicos e privados participaram de uma sessão pipoca, com a exibição do filme argentino Elza e Fred – Um amor de paixão, que faz uma reflexão sobre a imagem da velhice. O filme foi exibido no Teatro dos Bancários. Num momento de descontração e alegria ao reencontrar antigos colegas, eles também puderam saborear cachorro-quente, algodão doce e outras delícias.

“Este encontro visa tirar os bancários aposentados de casa e da rotina, o que acaba favorecendo a depressão, e oferecer a eles momentos de confraternização, descontração e alegria”, ressalta Marlene Dias, diretora do Sindicato, da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcef-DF) e presidenta da Associação dos Economiários Aposentados (AEA-DF).

Marlene deu uma boa notícia. Segundo ela, esta prevista a criação da Secretaria dos Aposentados no Sindicato, para agregar e valorizar ainda mais esse segmento. “Pretendemos desenvolver diversas atividades lúdicas em benefício da categoria, como atividades físicas, passeios, sem esquecer de politizá-los, porque vivemos um momento ruim em que temos nossos direitos detonados e precisamos reagir”, enfatizou a diretora, lembrando que no Sindicato já são oferecidos serviços jurídicos e na área de saúde.

Para o diretor da Fetec-CUT/CN e aposentado do BB Alexandre Stilben, o encontro favorece a aproximação daqueles que dedicaram grande parte da vida ao trabalho e agora merecem desfrutar de momentos alegres, descompromissados, além de integrá-los ao movimento sindical. “É oportunidade de confraternização e aproximação”, resumiu Stilben.

Durante o ano, são realizados quatro encontros com os bancários aposentados — Dia dos Aposentados,  Dia das Mães,  Festa Junina (que agrega o Dia dos Pais) e o Natal,  com muitas atrações socioculturais.

 

Socialização e descontração

Orlando da Costa e a esposa, Ireni de Melo, ambos aposentados do Banco do Brasil, há 26 e 22 anos, respectivamente, ficaram afastados por um tempo desses encontros por conta de compromissos familiares. Mas agora, com mais tempo livre, retornaram porque acreditam que é importante manter uma vida social e também porque é uma oportunidade de reencontrar antigos colegas. “Na verdade, é uma socialização. A iniciativa do Sindicato é muito boa”, comentou o simpático casal, morador do Lago Norte.

Já Maria Conceição Carneiro, a Concita, aposentada da Caixa há 16 anos, garante que não perde nenhum encontro. “Mesmo morando um pouco longe do Sindicato, sempre participamos desse evento. Gostamos muito porque desfrutamos de momentos agradáveis. É muito bom mesmo e nos divertimos bastante”, afirmou a moradora de Taguatinga. E acrescentou: “Sempre trago meu marido. Faço questão da presença dele”.

 

Mini-olimpíada

Em outubro serão realizadas as Mini-olimpíadas dos Bancários Aposentados, com o objetivo de agregar o segmento. As modalidades serão canastra, dama, truco, dominó e xadrez. E as inscrições podem ser feitas através dos telefones 3033-0000, 99674-9683 (Celeste) e 99994-0188 (Marlene).

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília