MTE e Dieese realizam seminário internacional sobre saúde, trabalho e ação sindical

0

O Dieese e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizaram, dias 18 e 19, o Seminário Internacional Saúde, Trabalho e Ação Sindical. O evento debateu o trabalho como determinante no processo saúde-doença. As atividades foram realizadas no auditório da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, em São Paulo. A assessora da Secretaria de Saúde, Neuza Maria, participou do encontro pelo Sindicato dos Bancários de Brasília.

A abertura do Seminário contou com a participação da presidente do Dieese, Zenaide Honório; do coordenador de educação, Nelson Chueri Karam; e de representantes das Centrais Sindicais CTB, CUT, Força Sindical, NCST e UGT, do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat) e do Fórum Nacional de Saúde do Trabalhador das Centrais Sindicais.

Na primeira mesa, Júlio Neffa, do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Conicet), da Argentina; Marcelo Figueiredo, do Núcleo de Estudos, Conhecimento e Trabalho, do Departamento de Ergonomia da Universidade Federal Fluminense (UFF); e Pierre Trinquet, do Departamento de ergologia da Université de Provence Aix-Marseille, da França, debateram sobre saúde e trabalho. O diálogo foi mediado por Edith Seligmann-Silva, professora aposentada da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e coordenado pela técnica Ana Yara Paulino, da Saúde.

O tema Sistema de informação e vigilância em saúde do trabalhador: limites e possibilidades nas políticas de prevenção foi discutido por Alexandre Furtado Scarpelli Ferreira, da Secretaria de Inspeção do Trabalho, do MTE; Jorge Mesquita Huet Machado, do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde; e Marco Pérez, do Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional, do Ministério da Previdência Social. O debate foi mediado por Maria Maeno, da Fundacentro, e coordenado pela técnica Ana Cláudia Moreira Cardoso, da Saúde.

A 4ª edição da Revista Ciências do Trabalho, publicação científica da Escola Dieese de Ciências do Trabalho, foi lançada no final do primeiro dia. A revista eletrônica reúne artigos, ensaios e resenhas. Os materiais da última edição tiveram como tema Dossiê: trabalho, saúde e ação sindical.

O último dia iniciou com a mesa Saúde, trabalho e ação sindical. O debate contou com a participação de Pedro Liñares, da Confederação Sindical das Comissões Obreiras e do Instituto Sindical de Trabalho, Ambiente e Saúde, da Espanha; e de Carlos Eduardo Chaves Silva, da Secretaria de Trabalhadores Assalariados e Assalariadas, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). A mediação foi feita por Rodolfo Vilela, da USP, e a coordenação, pela técnica Cláudia Lima, da Saúde.

Os debates encerraram com a mesa Relação de trabalho, saúde e doença. O supervisor do Núcleo de Produção e Pesquisa (NPI-Dieese), Fernando Adura, e a técnica Ana Cláudia Moreira Cardoso, da Saúde, participaram do diálogo, coordenado por Nelson Chueri Karam.

Fonte: Dieese