Movimento LGBT realiza protesto nesta terça (3/2) contra a extinção de secretaria

0

Na próxima terça-feira (3), às 14h, o Movimento LGBT realizará ocupação na Câmara Legislativa do Distrito Federal e no Palácio do Buriti em protesto contra a extinção da Subsecretaria para Assuntos de Pessoas LGBT, uma das pastas que foram cortadas pelo novo governo do DF. O Ocupa CLDF e Buriti, nome dado ao ato, começará na segunda-feira (2/2), quando militantes LGBTs realizarão vigília na Praça do Buriti, a partir das 19h.

A pasta LGBT foi remanejada para Secretaria de Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. Entretanto, a sigla que remete às lésbicas, gays, bissexuais e transexuais foi barrada pela bancada religiosa da Câmara Legislativa e não constará no nome secretaria.

Após o episódio, a solução encontrada pelo GDF foi transformar a Subsecretaria para Assuntos de Pessoas LGBT em Coordenadoria de Promoção de Direitos da Diversidade. Entretanto, o movimento não concorda e reivindica a inclusão da sigla LGBT no nome da Secretaria de Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Além da inclusão do nome LGBT na secretaria, o movimento também reivindica a regulamentação da lei 2615/00, que pune estabelecimentos que discriminem clientes por motivo de LGBTfobia; a implementação do direito ao uso do nome social de travestis e transexuais em todos os órgãos públicos do DF; a instituição do Conselho LGBT do DF, formado paritariamente entre representantes do governo e da sociedade civil organizada; e a realização da Conferência LGBT do DF, em 2015.

No último dia 13 de janeiro, o movimento fechou o eixo monumental em frente à Praça do Buriti em protesto à decisão tomada pela bancada da Câmara Legislativa.

CUT Brasília, com informações dos veículos de comunicação