Mobilização contra discriminação nos bancos chega ao Matriz I da Caixa

0

IMG_1301
Antônio Abdan, diretor do Sindicato

 

Dando sequência à mobilização pelo fim da discriminação e exigindo a contratação de mais negros, negras e pessoas com deficiência nos bancos, inclusive nos cargos de chefia, o Sindicato realizou nesta quarta-feira (25) protesto em frente o Edifício Matriz I da Caixa Econômica Federal. “Esse foi mais um ato pela igualdade de oportunidades dentro das instituições financeiras. Se os bancários fizerem uma reflexão e olharem em volta, verão que são poucos os colegas negros”, comentou Antônio Abdan, diretor do Sindicato.

 

IMG_1285
Eduardo Araújo, diretor do Sindicato

 

Os dirigentes sindicais entregaram panfletos lembrando que 2011 marca os 123 anos da assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravatura no Brasil, mas que a realidade de discriminação ainda persiste, com reflexos no mercado de trabalho.

 

O coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), Jair Pedro, falou da realidade da discriminação dentro dos bancos, inclusive nos públicos, nos quais os empregados negros com a mesma qualificação que os brancos não conseguem ascensão profissional.

 

O samba-reggae dos meninos do Entorno das Artes e o grupo de capoeira Abadá Brasil animaram a atividade, mostrando um pouco mais da cultura afro. Os bancários também foram convidados a participar dos congressos regionais e nacionais de cada banco e da Conferência Nacional, que ocorrerão entre junho e julho, dentro dos preparativos para a Campanha Nacional 2011.

 

O primeiro ato foi realizado no dia 13, no Setor Comercial Sul. Já o segundo ocorreu na quinta-feira 19, no Setor Bancário Sul.

Audiência pública

Na próxima segunda-feira, os bancários vão discutir em audiência pública no Senado, que contará com a participação de representantes da Febraban, o problema da falta de igualdade de oportunidades nos bancos. A reunião ocorrerá na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, às 9h.

Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília