Milhares vão às ruas em todo o país pedir Fora Temer e Diretas Já!

0

No final da tarde de ontem (18), após o presidente Michel Temer anunciar em pronunciamento que não renunciaria ao cargo, milhares de pessoas ocuparam as ruas de pelo menos 29 cidades brasileiras em 21 estados e no Distrito Federal.

Motivados pela delação premiada dos donos da JBS, Joesley e Wesley Batista, que envolvem diretamente a figura de Temer e o coloca no centro das investigações da Lava Jato, os manifestantes gritavam palavras de ordem e empunhavam bandeiras e cartazes pedindo a saída de Temer do governo, contra as reformas trabalhista e da Previdência, e a cassação do senador afastado Aécio Neves, além da convocação imediata de eleições diretas.

Em Brasília, o ato, do qual o Sindicato participou, começou na Rodoviária do Plano Piloto e seguiu para o Palácio do Planalto, local onde a manifestação foi dispersa pela PM com gás e spray de pimenta. Parte dos manifestantes correu para a Rodoviária e alguns foram intimados pelos policiais.

Em São Paulo, os manifestantes que ocuparam a Avenida Paulista, na região central da cidade, também ensaiaram coro de “Fora Maia”, o primeiro da linha sucessória presidencial em caso de renúncia de Temer. No Rio de Janeiro, o protesto iniciou na Candelária e ocupou alguns locais, entre eles a Cinelândia e as avenidas Rio Branco e Presidente Vargas. Os manifestantes pediram, ainda, a saída do governador Luiz Pezão (PMDB).

Em Belo Horizonte, as pessoas que ocuparam a Praça Sete também fizeram questão de comemorar a prisão de Andrea Neves, irmã do senador mineiro afastado Aécio Neves.

Além dessas, outras capitais foram palco das mobilizações. Entre elas Aracaju, Belém, Campo Grande, Goiânia, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, João Pessoa, Manaus, Natal, Recife e Salvador. Também houve protestos em Campinas, Campina Grande, Juiz de Fora, Ribeirão Preto, Santos, Sorocaba e Uberlândia.

Rosane Alves 
Do Seeb Brasília