Manifestações marcam entrega da pauta ao BB e à Caixa nesta terça

0

O Comando Nacional dos Bancários entregou há pouco a pauta específica à diretoria da Caixa Federal, na sede da empresa, em Brasília. Ao meio-dia, o Comando entregará a minuta específica à direção do Banco do Brasil. Antes da entrega, centenas de dirigentes sindicais vindos de todo o país participaram de manifestação em frente à Matriz I da Caixa. Os manifestantes se concentram agora na sede do BB, onde haverá outro ato.

Durante o ato de lançamento da campanha salarial em frente à Matriz I da Caixa, os representantes sindicais destacaram a importância da unidade da categoria. O presidente do Sindicato, Rodrigo Britto, lembrou que é preciso buscar novas conquistas para os trabalhadores, sobretudo para a saúde dos bancários. "As condições de trabalho são precárias e os bancários são vítimas de um verdadeiro massacre por atingimento de metas", disse Rodrigo.

Na entrega da pauta específica à direção da Caixa, o presidente da Contraf-CUT, Vagner Freitas, afirmou esperar da empresa negociações sérias sobre as reivindicações específicas, principalmente isonomia, PCS e solução para os problemas do Saúde Caixa.

Para marcar o lançamento da campanha salarial, o Sindicato e a Contraf/CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) estão promovendo uma séria de manifestações em Brasília nesta terça-feira:

• 8h — Concentração em frente ao prédio da Matriz I da Caixa, com café da manhã.
• 10h — Entrega da pauta específica à direção da Caixa, com queima de fogos.
• 11h — Concentração em frente ao Edifício Sede I do BB.
• 12h — Entrega da pauta específica à direção do Banco do Brasil.
• 12h às 14h — Manifestação com atividades culturais, em frente ao Sede I.
• 15h – Comissão formada por bancários e metalúrgicos vão ao STF impetrar uma Argüição de Descumprimento de Preceitos Fundamentais contra os interditos proibitórios.

Caravanas de bancários estão vindo de todo o país participar das manifestações em Brasília. Na quarta, eles participarão do Dia Nacional de Mobilização da CUT, em defesa de uma série de bandeiras de interesse dos trabalhadores, entre elas isonomia de direitos nos bancos públicos.

“É importante darmos uma demonstração da vontade da categoria em lutar por nossas reivindicações. Por isso convocamos os bancários a participarem das manifestações de terça-feira”, diz Rodrigo Britto, presidente do Sindicato.