Mais de 1,7 mil empregados da Caixa no DF já fecharam acordos na CCV das 7ª e 8ª horas

0

Iniciada em 30 de abril, a Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) constituída para conciliar reivindicações individuais das 7ª e 8ª horas da Caixa Econômica Federal já realizou, no Distrito Federal, exatas 1.750 conciliações, de um total de 1.855 solicitações. Com 94,34% de êxito, a CCV totalizou até 7 de agosto aproximadamente R$ 37 milhões em acordos. Apenas 105 empregados (5,66%) que procuraram a comissão tiveram suas pretensões frustradas.

“A CCV é um sucesso. Os números provam isso. Ela proporcionou aos empregados que não pretendiam entrar na Justiça a possibilidade de resolverem suas pendências de 7ª e 8ª horas diretamente com a empresa”, afirmou o secretário de Saúde do Sindicato, Antonio Abdan, que também é empregado da Caixa.

Aprovada em assembleia pelos empregados da Caixa em 24 de abril, a CCV das 7ª e 8ª horas também está aceitando solicitações dos bancários que se aposentaram e dos trabalhadores que saíram da empresa.

 

Cálculo

“Quem ainda não procurou a CCV e tem interesse em fechar acordo deve se apressar. Aconselhamos os empregados da Caixa a formalizaram a solicitação ainda durante a vigência do atual acordo de trabalho, uma vez que os bancários que não aderirem agora podem ser prejudicados com a redução do tempo do cálculo do passivo”, destacou Abdan.

A CCV admite casos de postulação de direitos relativos às 7ª e 8ª horas dos que ocupam e/ou ocuparam cargos em comissão de natureza técnica.

 

Clique aqui para baixar o formulário que deve ser preenchido e entregue em duas vias pessoalmente pelo empregado na sede do Sindicato (EQS 314/315 – Bloco A) para solicitação dos trâmites da CCV. É necessário trazer cópia da carteira de identidade e do CPF. O objetivo é agilizar o processo e reduzir o tempo de espera do trabalhador.

Pode ser acordado o passivo dos últimos cinco anos. A data de referência para o cálculo do passivo é o dia 1º de setembro de 2011, segundo a cláusula 49ª do acordo coletivo da Caixa.

“A CCV é mais uma importante etapa para a solução das pendências trabalhistas acumuladas”, observou o secretário de Finanças do Sindicato, Wandeir Severo, que também é empregado da Caixa.

Após o empregado formalizar a solicitação, a Caixa tem 10 dias para se manifestar quanto à realização da conciliação. Caso seja aceita, a conciliação ocorrerá em até 30 dias. Depois de receber a proposta com os valores da Caixa, o empregado terá 30 dias para dar uma resposta.

 

Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília