Lucro do HSBC dispara com performance do banco de investimento

0

O maior banco da Europa, HSBC Holdings, superou as expectativas de analistas na segunda-feira ao divulgar alta no lucro do primeiro semestre além dos 18 por cento esperados em média pelo mercado. O resultado foi impulsionado pela forte expansão em atividades do banco de investimento e nos países emergentes.

O banco britânico informou lucro antes de impostos de 12,52 bilhões de dólares nos seis meses encerrados em junho, alta em relação aos 10,64 bilhões de dólares obtidos um ano antes e bem acima da média prevista de 11,52 bilhões de euros, obtida junto a 11 analistas consultados pela Reuters.

O HSBC, cujas operações estão presentes em 77 países, informou que o lucro antes de impostos de sua unidade de banco de investimentos (CIBM) saltou 37 por cento, com uma diferença de 12 por cento entre crescimento de receita e aumento de custo.

"A fase de investimentos que chegou a um pico no ano passou a ser executada este ano, o que teve um impacto significativo nos lucros", disse o diretor financeiro, Douglas Flint, a jornalistas em teleconferência.

A receita da CIBM saltou no trimestre para 6,86 bilhões de dólares, superando aumento de 13 por cento nos custos, para 3,74 bilhões de dólares, devido principalmente a pagamento de bônus a funcionários.

Reuters