Lotéricos aprovam minuta e se organizam para a Campanha

0

Os trabalhadores em lotéricas do Distrito Federal participaram no último dia 5 do Seminário dos Trabalhadores em Lotéricas, organizado pelo Sindicato dos Bancários de Brasília em parceria com a Federação dos Trabalhadores em Comércio e Serviços do DF (Fetracom-DF), com apoio da Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal (CUT-DF). O encontro contou com expressiva participação da categoria.

 

Ao final do encontro, os trabalhadores aprovaram a minuta de reivindicações. Entre os principais itens está o reajuste de 15% para as cláusulas econômicas e a discussão de cláusulas relacionadas a emprego, segurança e saúde do trabalhador. Para o presidente da Fetracom-DF, Washington Neves, este é um grande avanço para a categoria. “Os trabalhadores de lotéricas tiveram a oportunidade de expor quais são as suas principais necessidades. Agora, vamos trabalhar para garantir esses avanços”, afirma.

 

Além disso, o encontro também foi um momento para formular estratégias de organização da categoria, com a criação de grupos de discussão e aprovação da participação do movimento sindical nas negociações juntamente com os representantes dos donos de lotéricas e da Caixa Econômica Federal para discutir melhorias nas áreas de segurança, logística e condições de trabalho.

 

“Nossa intenção é proporcionar para os trabalhadores, clientes, usuários e donos de lotéricas mais segurança e garantir avanços em outros pontos importantes, melhorando a atual situação das lotéricas e garantindo conquistas para os trabalhadores”, explica Talita Régia, secretária de Formação do Sindicato e coordenadora da Juventude da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN).

 

A primeira rodada de negociação será realizada na próxima quarta-feira (15). O Sindicato dos Bancários de Brasília e a Fetracom-DF representarão os trabalhadores. “Esperamos conseguir, por meio do diálogo, conquistas significativas para a categoria”, enfatiza Talita.

 

Pricilla Beine
Do Seeb Brasília