Janeiro Branco: campanha pede atenção às doenças mentais e emocionais

0

Assim como outras campanhas utilizam cores como forma de conscientização de cuidados para evitar doenças, o Janeiro Branco foi escolhido por ser um momento de reflexão e recomeço, para alertar sobre a importância da prevenção ao surgimento de doenças do estresse, ansiedade, depressão e pânico, que impactam diretamente na saúde mental e emocional da população.

De acordo com especialistas, a saúde mental afeta diretamente no bem-estar e nas condições físicas das pessoas, por isso, o cuidado com o emocional é tão necessário quanto os cuidados com a saúde física. As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol entram também os transtornos de humor, esquizofrenia, o transtorno bipolar e a síndrome de burnout.

Secretária de Saúde do Sindicato, Vanessa Sobreira esclarece que os problemas de saúde mental são os principais motivos de afastamento da categoria bancária. “Por isso, é essencial a prevenção”, alerta.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que mais de 12 milhões de brasileiros, ou seja, 5,8% da população sofre com depressão. O índice fica acima da média global, que é de 4,4%. A pesquisa, divulgada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), revela que o potencial da doença pode ser ainda maior, já que de 20% a 25% da população brasileira está propensa a adquirir a doença. O estudo afirma ainda que 20 milhões de brasileiros, 9,3% da população, sofrem de ansiedade.

Dicas dos especialistas

Busque se conectar, tenha cautela com as expectativas, cultive bons relacionamentos, realize atividades que tragam satisfação, tenha momentos de lazer, dê atenção ao momento presente, durma bem, respeite os seus limites, evitando trabalho em sobrecarga, e
e conte com a ajuda profissional são algumas dicas dos especialistas para cuidar da saúde mental e ter uma melhor qualidade de vida.

Da Redação