Itaú Unibanco tem até 31 de março para solucionar problemas com a Unimed

0

negociacaoitau.JPG

Diretores do Sindicato à direita da mesa (Louraci, Washington, Edmilson, Conceição, Robertinho, Sandro e Rosane) se reúnem com representantes do Itaú Unibanco e da Unimed

Um mês e meio após terminado o prazo do banco para a solução dos problemas na rede credenciada de atendimento da Unimed, representantes do Itaú Unibanco e da operadora tem até dia 31 deste mês como a data limite para o restabelecimento dos serviços médicos. O novo compromisso foi firmado nesta sexta-feira (12), durante reunião realizada com o Sindicato, na sede da entidade.

O banco solicitou o novo prazo alegando que ainda faltam acertar os últimos detalhes no processo negocial com a rede credenciada. No dia 31 será realizada nova reunião com o Sindicato para analisar se as pendências foram resolvidas. Caso contrário, o Sindicato vai propor a mudança de plano de saúde. Se necessário, os bancários serão convocados para uma assembleia.  

O próprio banco chegou a admitir que descumprira o que havia acordado com o movimento sindical em reunião realizada com o Sindicato em dezembro de 2009, ocasião em que definira a data de 1º de fevereiro para a solução da série de pendências em relação à rede credenciada da Unimed. Na reunião desta sexta, o representante do Itaú Unibanco Carlos Sobrinho empenhou sua palavra, se comprometendo a resolver a situação “de uma vez por todas”, sob pena de o banco romper de imediato a parceria com a Unimed e contratar nova operadora. 

O banco também anunciou que passa a funcionar a partir desta segunda-feira (15) a filial Brasília da Central Nacional Unimed, um dos pontos do acordo firmado com o Sindicato. De acordo com a Unimed, todo o processo de contratação e treinamento de funcionários já está concluído. O horário de atendimento ao público será das 8h às 17h30 e pode ser feito pelo fone 3321-3200. Também será disponibilizada uma linha 0800 para os usuários tirarem dúvidas e fazerem sugestões. Com o funcionamento da Central, serão agilizadas demandas como autorização de exames via fax e e-mail, por exemplo.

Falhas no atendimento  

Na manhã desta sexta-feira (12), diretores do Sindicato e os representantes do Itaú Unibanco percorreram clínicas, hospitais e laboratórios credenciados e detectaram que em vários deles não estavam sendo oferecidos os serviços médicos. “Foram verificados até mesmo casos de funcionários do mesmo estabelecimento repassando informações divergentes sobre o atendimento pelo convênio. Segundo a Unimed, haverá amplo trabalho de orientação aos funcionários desses locais para evitar situações como essa”, relata Edmilson Lacerda, diretor do Sindicato.

“A Unimed já estava ciente da situação. No último dia 23 de fevereiro, porque não obteve resposta da coordenação do plano de saúde, o Sindicato decidiu enviar uma carta ao Itaú Unibanco cobrando a solução desses problemas, que persistiam mesmo a Unimed informando que o atendimento estava normalizado”, lembra o diretor do Sindicato Washington Henrique.

Hospitais como o Santa Helena e Pronto Norte não estão fazendo atendimento pela Unimed. Os representantes do plano se comprometeram a verificar isso e, caso não haja avanço, buscarão novas alternativas. Também vão buscar negociação com o Hospital Anchieta, para fechar o atendimento de plano especial como usuário Itaú Unibanco, bem como com o Santa Lúcia, para estender o atendimento dos serviços para os usuários do plano especial. 

Pediatria

O Sindicato também relatou uma série de percalços que usuários vêm enfrentando por falta de atendimento nos pronto-atendimentos de pediatrias em hospitais que constam como credenciados. O banco informou que está buscando ampliar a rede com novas alternativas (já assinou convênio com a Associação dos Médicos de Hospitais Privados do DF, por exemplo), já que alguns médicos, por motivos profissionais, decidiram não atender via planos de saúde. 

Atendimento regularizado

Segundo a Unimed, os seguintes hospitais estão com o atendimento normalizado:

Hospital Dr. JK
Hospital das Clínicas de Brasília
Pronto Socorro das Fraturas
Hospital Santa Marta
Hospital Renascer
Centro Brasileiro da Visão (CBV)
Hospital Brasil
Hospital Daher
Hospital São Francisco
Home – Hospital Ortopédico