Itaú impede bancários de participarem de evento operacional em Brasília

0

24072012-Reunio_Ita_Metas_Caixas-fg_233
Os diretores do Sindicato Edmilson Lacerda, Sandro Oliveira, Louraci Morais e Washington Henrique

 

Como se não bastassem as demissões imotivadas, a alta rotatividade, o assédio moral, as metas abusivas, as condições precárias de saúde, segurança e trabalho e a terceirização, o Itaú vetou a participação de bancários de Brasília em evento operacional na noite desta terça-feira (24) em um hotel da cidade. Destinada aos caixas, a reunião apresentou a implantação do programa Trilhas de Carreira na Área Operacional, mais um ‘presente’ da instituição financeira ao seu corpo funcional.

Caixa do Itaú, Sandro Oliveira foi barrado pelo superintendente do banco, sob a alegação de que a reunião de apresentação do novo programa, que contou ainda com uma confraternização para comemorar os resultados de 2011/2012, era destinada somente aos funcionários ativos. “Eu me senti discriminado”, afirmou Sandro, que é diretor do Sindicato. “O Itaú vetou minha participação no evento só porque sou dirigente sindical”, acrescentou.

 

Os diretores do Sindicato e funcionários do Itaú Edmilson Lacerda, Louraci Morais e Washington Henrique, que também compareceram ao local do evento, questionaram os gestores sobre o pagamento de horas extras e deslocamento dos bancários. Em resposta, o banco garantiu o pagamento dessas horas, entretanto, disse que só pagaria o deslocamento se for necessário e por solicitação do trabalhador. “O Sindicato exige que o Itaú pague as horas extras e o deslocamento”, afirmou Louraci Morais. 

Diante do ‘jeito Itaú de administrar’, o Sindicato indaga: o que banco tem tanto a esconder?

 

Nova avaliação

Segundo informa o Itaú em comunicado, o programa Trilhas de Carreira na Área Operacional tem o objetivo de avaliar, em comitê, os resultados de cada integrante da equipe e como foram alcançados, ‘alinhando nosso jeito de fazer, visando seu desenvolvimento e carreira’. “Quem garante que esse processo será isento e livre da interferência dos gestores?”, questiona Sandro.

Ao final do comunicado, a instituição financeira pede o apoio dos bancários ‘para sermos cada vez mais uma equipe de alta performance e assim construirmos juntos o melhor banco pessoa física do planeta’. O programa Trilhas de Carreira na Área Operacional deve ser implantado ainda em julho.

Mas o Sindicato rebate: “como um banco que tem uma alta rotatividade, inúmeros casos de assédio moral e submete os empregados a condições precárias de saúde, segurança e trabalho ainda quer ser o melhor banco do planeta?”, indaga Edmilson Lacerda. “O Sindicato tomará as providências para garantir a participação de todos os funcionários do Itaú nos eventos operacionais e cursos oferecidos pelo banco”, completou Washington Henrique.

 

Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília