Intransigência dos banqueiros SUGADORES leva greve dos bancários ao 14º dia

0

A paralisação de bancárias e bancários em todo o país chega à terceira semana. Isso por conta da intransigente postura da Fenaban (sindicato dos bancos) em não chamar o Comando Nacional para negociar. No Distrito Federal, a greve segue com forte adesão da categoria.

Secretário de Assuntos Jurídicos da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), Juliano Braga afirmou que, a cada dia, é notória a crescente adesão de bancários ao movimento. “Para alcançar a vitória que tanto queremos, tem que ser assim mesmo. É a adesão voluntária da categoria que irá fortalecer a nossa luta”, ressaltou.

A secretária para Assuntos Parlamentares do Sindicato, Louraci Morais, disse que o aumento da adesão dos bancários se deve, principalmente, ao descaso dos patrões frente a proposta de reajuste apresentada pela categoria. Os bancos insistem num reajuste de apenas 5,5%, frente à nossa reivindicação de 16% de aumento.  “A terceira semana de greve vem com força total, devido à omissão da Fenaban às nossas reivindicações. Contamos com vocês para manter nossa luta acesa. Participem das nossas atividades e nos enviem opiniões e sugestões.”

“Essa é a hora de todos nós bancários cobrarmos mudanças da postura dos bancos em prol de melhorias nas condições de trabalho e do atendimento ao público. Estamos dispostos a exigir mais respeito e lutar por nossos direitos. Não dá mais pra viver no aperto, enquanto eles só lucram”, destacou o presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Eduardo Araújo.

Esclarecimento e denúncia

Para fortalecer a luta, que é legítima e é de toda a categoria, os diretores do Sindicato e da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) estão intensificando a mobilização em todo o DF por meio de comitês de esclarecimento.

Se você foi coagido a furar a greve, ligue para a Central de Atendimento do Sindicato (3262-9090) e denuncie. Sua identidade será preservada. As denúncias serão encaminhadas ao Departamento Jurídico do Sindicato para serem apuradas.

Reunião dos delegados sindicais nesta terça (20), às 17h

Diante da intransigência dos banqueiros SUGADORES, data da última negociação, o Sindicato convoca todos os delegados sindicais do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do BRB para reunião ampliada nesta terça-feira (20), às 17h, na sede do Sindicato.

Rosane Alves
Do Seeb Brasília