Instituto Lavoro promove o seminário “Democracia, Direito e Trabalho: implosão sem dinamite” nos dias 22 e 23/11

0

Inspirado pela obra de Nicolau Sevcenko e sua metáfora do “loop” da montanha-russa, o Instituto Lavoro realizará, nos dias 21 e 22 de novembro, no Hotel Tryp Paulista em São Paulo, o III Seminário Internacional “Democracia, Direito e Trabalho: implosão sem dinamite”. O objetivo do evento é reconhecer e criticar as realidades democrática, jurídica e laboral atuais.    

A programação conta com quatro painéis, com os seguintes palestrantes confirmados:

  • 22/11, 18h – Democracia e trabalho – Min. Kátia Arruda (Ministra do Tribunal Superior do Trabalho), Ronaldo Curado Fleury (Procurador-Geral do Trabalho) e a Professora Silvana de Souza Ramos (USP).
  • 23/11, 9h – O futuro do trabalho que queremos – Hugo Barretto Ghione (Universidade do Uruguai), Esther Solano (Unifesp) e Marcio Pochmann (Unicamp).
  • 23/11, 11h15 – Transnacionais e negociação coletiva – Adoración Guamán (Universitat de València) e Roberto Fragale (UFF).
  • 23/11, 15h – Constituições democráticas como resistência – Joaquin Pérez Rey (Universidad Castilla-La Mancha), Pedro Serrano (PUC-SP) e Eloísa Machado (FGV-SP). 

As inscrições podem ser feitas no site http://www.lbs.adv.br/conteudo/2018/III-seminario-internacional/ ou pelo e-mail evento@lbs.adv.br

A reflexão proposta está intrinsecamente vinculada ao marco histórico nacional e internacional e ao compromisso de restabelecer a centralidade da dignidade das pessoas. Diante da impossibilidade de regressar ao contexto anterior, o desafio agora está em ajustar o pensamento à nova conjuntura e, assim, ter condições de interagir eficazmente no presente e refletir sobre o futuro.  

Da Redação