Informação e desinformação na era digital: Pablo Ortellado trata do tema nesta terça (30)

0

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Uma análise crítica da internet e das tecnologias digitais diante de uma disponibilização de conteúdos jamais vista. Uma revolução que ampliou o espaço de manifestação individual, mas também as possibilidades de mercantilização da informação, fake news, manipulação, destruição de reputações e exposição criminosa de vidas privadas. O grande desafio da utilização desses instrumentos para a expansão do conhecimento e de práticas cidadãs. 

Esses são alguns dos pontos que serão tratados pelo professor Pablo Ortellado, da USP, no debate ‘Internet e tecnologia: informação e desinformação na era digital’ que será realizado nesta terça-feira (30) dentro dos ‘Diálogos Contemporâneos’, no Teatro dos Bancários (EQS 314/315) a partir das 19h. Com entrada franca, as senhas serão distribuídas meia hora antes, às 18h30. O ingresso no Teatro estará sujeito à lotação do local.    

Doutor em Filosofia e professor de Gestão de Políticas Públicas na USP, Pablo Ortellado é coordenador do Monitor do Debate Político no Meio Digital, projeto que analisa o consumo de notícias nas mídias sociais. É colunista do jornal Folha de São Paulo e autor dos livros Estamos Vencendo! Resistência Global no Brasil, em parceria com André Ryoki, e Vinte centavos: a luta contra o aumento, em parceria com Elena Judensnaider e Luciana Lima.

Confira a programação dos ‘Diálogos Contemporâneos’ das próximas semanas:

A LITERATURA QUE VEM DA PERIFERIA

Do hip-hop às publicações poéticas, do funk aos saraus. Uma cultura periférica surge nas grandes cidades e busca afirmar seus valores e sua identidade. As novas expressões e as narrativas literárias que vêm das maiorias populacionais que vivem nas periferias das grandes cidades.

PalestranteSÉRGIO VAZ – Poeta e agitador cultural, é autor de oito livros. Co-fundador do Sarau da Cooperifa em SP, criador do Cinema na Laje,  Poesia nos Muros e Poesia contra a violência, que percorre escolas públicas falando sobre poesia e cultura. Recebeu os prêmios Heróis invisíveis (UNESCO), TRIP Transformadores, Orilaxé, Aprendiz, Governador de São Paulo e o Prêmio Santos Dias de Direitos Humanos.

Data: 07 de maio

Local: Teatro dos Bancários, EQS 314/315 – Bloco A

Horário: 19h  

A CRÔNICA E O HUMOR NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Dos clássicos da literatura aos autores da contemporaneidade, o riso e a capacidade de crítica social e suas mudanças em um mundo que exige cada vez mais atitudes que superem preconceitos e afirme os direitos das minorias em meio à luta contra preconceitos.

PalestranteEDUARDO BUENO – Jornalista, escritor, roteirista e tradutor, escreveu A Viagem do DescobrimentoNáufragos, Traficantes e Degredados e Capitães do Brasil – A Saga dos Primeiros Colonizadores, entre outros. Traduziu mais de 22 livros, entre eles o clássico Pé na Estrada (On the Road), de Jack Kerouac. No seu canal do YouTube, o Buenas Ideias, apresenta a série Não vai cair no ENEM, que trata de temas relacionados à História do Brasil.  

Data: 14 de maio

Local: Teatro dos Bancários, EQS 314/315 – Bloco A

Horário: 19h 

Da Redação