Grupo de Trabalho quer reabrir processo de migração para o Novo Plano da Funcef

0
O GT da Funcef, o fundo de pensão dos bancários da Caixa, reunido na última quarta-feira em Brasília, decidiu por unanimidade reabrir a processo de Saldamento e adesão

ao Novo Plano pelos participantes do REG/Replan que não o fizeram no prazo concedido no ano passado.

O Grupo de Trabalho (GT) da Funcef, o fundo de pensão dos bancários da Caixa, reunido na última quarta-feira em Brasília, decidiu por unanimidade reabrir a processo de Saldamento e adesão ao Novo Plano pelos participantes do REG/Replan que não o fizeram no prazo concedido no ano passado.

“A decisão do GT se deu em função da imposição da necessidade de se alterar o método de capitalização do REG/Replan não-saldado, para que as contribuições ao plano antigo não se tornem proibitivas, como indicam os cálculos atuariais”, explicou o diretor do Sindicato Jair Pedro Ferreira.

Segundo ele, caso não seja mudado o atual método de capitalização do REG/Replan, a contribuição poderá atingir 34% na parcela do salário que exceder a um teto de benefício do INSS. A proposta agora – que prevê a abertura de período de 30 dias – será encaminhada oficialmente à Caixa Econômica Federal e à Funcef.

Enilson da Silva, secretário-geral do Sindicato

Também será encaminhada ao banco a proposta de opção de migração do pessoal do REB para o Novo Plano, possibilitando que as contribuições possam ser revistas, com opção de retroagir a 1o de julho do ano passado.

“O Sindicato sempre defendeu a opção pelos participantes pelo Saldamento e adesão ao Novo Plano por entender que ele apresenta mais sustentabilidade e vantagens para a maioria dos bancários, além de respeitar as suas reivindicações e garantir a preservação dos direitos. Daí também o entendimento de que é conveniente a reabertura do processo de migração ao pessoal do REG/Replan que não aderiu”, afirma Enilson da Silva, secretário-geral do Sindicato.