Greve começa forte em Brasília e fecha centenas de agências e centros administrativos

0

mosaico_18_09_2012

 

A greve nacional dos bancários começou forte em Brasília, fechando centenas de agências de bancos públicos e privados, além de prédios administrativos do Banco do Brasil, da Caixa e do BRB. Em todo o país, segundo balanço divulgado pela Contraf-CUT, foram 5.132 agências e centros administrativos fechados neste primeiro dia de paralisação, superando o início da greve no ano passando, quando 4.191 locais não funcionaram.

 

“Sem nova proposta e sem sinalização de nova negociação, a categoria vai seguir mobilizada e de braços cruzados até que os banqueiros retomem as discussões e atendam nossas reivindicações sobre valorização do piso, mais contratações, aumento real maior, mais segurança, PLR maior e cumprimento da jornada legal de 6 horas”, destacou Eduardo Araújo, diretor do Sindicato. 

Assembleias em todo o Brasil deflagraram paralisação por tempo indeterminado após rejeitaram a proposta insuficiente feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de reajuste salarial de 6%. É muito pouco diante de um setor que lucrou mais de R$ 25 bilhões apenas no primeiro semestre deste ano – 1,20% mais que o resultado em igual período de 2011. Além do mais, a proposta dos banqueiros não contém avanços significativos em relação às reivindicações sobre emprego e condições de trabalho. 

“Nossa expectativa é que a paralisação cresça a cada dia, de modo a aumentar ainda mais a pressão sobre os bancos, forçando-os a negociar de maneira séria as reivindicações dos bancários, que é uma pauta ampla e que contempla também os anseios da população pela redução da taxa de juros e tarifas, por mais contratações e melhores condições de atendimento”, destaca a diretora do Sindicato e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Fabiana Uehara.

Denuncie

 

Somente nos dois últimos dias foram registradas quase 80 denúncias de práticas antissindicais. Para coibir condutas abusivas que tentam enfraquecer o movimento dos trabalhadores, o Sindicato criou um canal de denúncias. Clique aqui acessar.

 

Para denunciar não é necessário se identificar. O Sindicato investigará todas as informações e tomará as providências cabíveis.

Assembleia na quinta

Nova assembleia nesta terça-feira organizou os trabalhadores para continuarem na luta e reforçarem a mobilização. A próxima assembleia organizativa será realizada na quinta-feira (20), às 17h, na Praça do Cebolão, no Setor Bancário Sul.

Atualizado às 23h14

 

Thaís Rohrer e Pricilla Beine
Do Seeb Brasília