Governo não consegue preencher mais de 1400 vagas do Programa Mais Médicos

0

O governo tem enfrentado dificuldades para preencher as vagas abertas com a saída dos profissionais do programa federal Mais Médicos, há cerca de dois meses. Após duas rodadas de seleção de profissionais, ao menos 1.462 vagas ainda não foram preenchidas. Os dados são de novo balanço do Ministério da Saúde, divulgado nesta sexta-feira (11).
 
Das 8.517 vagas ofertadas após o anúncio da saída dos médicos cubanos do programa, 17% ainda não tiveram médicos interessados ou foram alvo de desistências.
 
Com isso, o governo deve lançar uma terceira rodada de seleção, desta vez voltada a brasileiros formados no exterior que já enviaram documentos para inscrição. A abertura do sistema para escolha das vagas deve ocorrer entre 23 e 24 de janeiro. Caso os postos não sejam preenchidos, nova chamada deve ser disponibilizada nos dias 30 e 31 de janeiro.
Críticas de Bolsonaro

A decisão de Cuba em romper com o Mais Médicos, em 14 de novembro, foi atribuída a críticas do então presidente eleito, Jair Bolsonaro, sobre a qualidade de formação dos médicos estrangeiros e a ausência da exigência de revalidação do diploma para atuarem no Brasil.

Em novembro passado o Sindicato divulgou matéria criticando as declarações de Bolsonaro e advertiu que, nesse episódio, questões ideológicas estavam sendo postas acima do interesse do povo brasileiro. Leia o texto aqui.

A partir daí começaram as dificuldades, que levaram o governo a lançar as duas rodadas de seleção. A segunda chamada foi iniciada em dezembro com vagas remanescentes do primeiro edital. Das 2.549 vagas ofertadas, porém, apenas 1.707 vagas foram preenchidas. Outras 842 não tiveram interessados.

Além disso, o edital foi alvo de novas desistências. De acordo com o ministério, do total de inscritos na segunda chamada, apenas 63% se apresentaram aos municípios para iniciar as atividades. O prazo para que essa apresentação ocorresse terminou nesta quinta-feira (10). Com isso, o programa soma agora 1.462 vagas ainda abertas.
Cronograma das próximas etapas do Mais Médicos

14/01 – Publicação da lista dos médicos com registro médico no Brasil que iniciaram as atividades
22/01 – Publicação da validação dos documentos dos brasileiros formados no exterior
23/01 a 24/01 – Brasileiros formados no exterior escolhem vagas
29/01 – Publicação da validação dos documentos dos estrangeiros formados no exterior
30/01 a 31/01 – Estrangeiros formados no exterior escolhem vagas

Da Redação com informações da Folha de S. Paulo