Funcionários da Cooperforte aprovam proposta de acordo coletivo

0

Em assembléia realizada nesta terça (10) no Setor Bancário Sul, os funcionários da Cooperforte aceitaram a proposta de acordo coletivo que vinha sendo negociada ao longo dos últimos meses com a direção da cooperativa. Entre outros pontos, o novo acordo prevê um reajuste salarial de 5,5%, além de recomposições dos valores dos benefícios como o auxílio refeição e vale transporte. O auxílio creche, por exemplo, teve um aumento de 8%.

Na assembléia, que aconteceu sob uma forte chuva no Setor Bancário Sul, os trabalhadores também votaram pela necessidade de abrir negociações permanentes com a direção da Cooperforte para avançar em pautas de médio e longo prazos, como a ampliação da  licença maternidade para 180 dias, a criação de um novo PCS (Plano de Cargos e Salários), o parcelamento das férias, entre outras questões.

Haikal, funcionário da Cooperforte, explica que a assembléia faz parte de um processo importante em que o Sindicato está conquistando representatividade mais efetiva dentro da Cooperforte. “Esse momento que nós estamos vivendo é interessante justamente por isso; pelo fortalecimento dessa aproximação”. Rodrigo Britto, presidente do Sindicato, vê a necessidade de avançar essa relação. “Além dessas questões específicas da Cooperforte, existem pautas que já foram obtidas por outros bancários e que devem ser conquistadas também aqui, caminhando no sentido da construção de um acordo coletivo unificado dos trabalhadortes do ramo financeiro”. 

A chuva não diminuiu o ânimo dos presentes. Após a assembléia, houve uma confraternização dos trabalhadores da Cooperforte, que, ao lado de representantes do Sindicato, celebraram ao som da música popular.