Funcionalismo do BB arranca acordo na base da resistência

0

A proposta apresentada pelo Banco do Brasil e aprovada pelo funcionalismo em assembleias de todo o país veio no 19º dia da paralisação nacional e após forte pressão dos trabalhadores. Da entrega da pauta à direção do BB, no dia 11 de agosto, à proposta final, apresentada dia 24 passado, foram seis longas e exaustivas rodadas de negociações e uma greve que fechou milhares de agências e prédios administrativos, mesmo com as ostensivas investidas do BB para minar o movimento, recorrendo inclusive à Justiça.

“A campanha deste ano foi duríssima, principalmente levando em consideração a conjuntura econômica adversa. Os trabalhadores de todos os bancos demonstraram a força da unidade e, com a mobilização nacional, resistiram e evitaram que as empresas impusessem perdas salariais. Os funcionários do Banco do Brasil continuam mobilizados na luta em relação à sustentabilidade da Cassi e a outros itens prioritários, como a busca de critérios mais claros e objetivos de ascensão profissional”, analisa o diretor do Sindicato Rafael Zanon.

Para o delegado sindical do BB Renné Soares, os resultados da greve dos bancários foram bastante positivos, ainda mais em comparação com a mobilização de outras categorias. “Muitas categorias não conseguiram avanços com a paralisação que fizeram.Apesar de toda a retaliação por que passamos, a greve foi bastante produtiva e positiva. Isso graças ao apoio e a garra do Sindicato. Foi a melhor greve dos últimos 10 anos, que contou com adesão crescente da categoria. Gostei muito de ter participado desta greve”, relatou.

O acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) garante uma série de avanços além da aplicação do índice da Fenaban de 10% nos salários e de 14% nos vales refeição e alimentação e da manutenção do formato do pagamento semestral da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), cujos valores a serem pagos serão de R$ 4.952,94 para escriturário; R$ 5.420,74 para caixa; 1,86 salário para 1º gestor; entre 1,48 salário e 1,59 salário para comissionado; 1,56 salário para gerência média; e 1,56 salário de assessores. O banco tem 10 dias a partir da data da assinatura do acordo para efetuar o pagamento da PLR.

Veja tabelas abaixo.

O que os bancários do BB conquistaram

  • Será permitida a substituição das funções de Gerente de Relacionamento e Gerente de Serviços em Unidades de Negócios nos casos de ausência por licença-saúde a partir do 61º dia de afastamento consecutivo. 
  • Aumentar em 20% o valor do auxílio-creche-dependentes com deficiência a partir da constatação da deficiência.
  • Serão estendidos aos funcionários egressos de bancos incorporados optantes pelo regulamento de pessoal do Banco os seguintes benefícios:
  • Perícia Odontológica (PAS); Deslocamento para tratamento de saúde no País (PAS); Doação ou recepção de órgãos e tecidos transplante (PAS); Remoção táxi aérea (PAS); Licença para acompanhar pessoa enferma
  • da família (Lapef)
  • Para os funcionários que exercem a função atendentes no SAC fica reduzido o prazo de carência para 1 ano para a concorrência ou remoção.
  • Os funcionários cedidos poderão solicitar a inscrição no TAO e a priorização para concorrências em funções iguais ou equivalentes à exercida antes da cessão.
  • Pagamento do módulo variável da PLR para os funcionários cedidos à FENABB, CESABB, AABB e Satélite Esporte Clube.
  • Horas negativas: o saldo de horas não trabalhadas correspondente ou superior a uma jornada de trabalho poderá ser compensado com a utilização de folgas e abonos. Além disso, os funcionários com horas negativas terão mais de um mês para fazer a compensação.
  • A ausência autorizada de um dia útil por ano para acompanhamento em internação hospitalar de cônjuge, companheiro (a), inscritos no Banco ou no INSS, filho e pais, poderá ser utilizada em horas, observada a jornada de trabalho praticada na data da assinatura do ACT.
  • As ausências autorizadas de dois dias úteis por ano para acompanhar filho ou dependente, menores de 14 anos, ou com deficiência, sem limite de idade, a consulta/tratamento médico-odontológico, poderão ser utilizadas em horas, observada a jornada de trabalho praticada na data da assinatura do ACT.
  • As ausências autorizadas de dois dias úteis por ano para acompanhar o filho ou dependente com deficiência em consulta/tratamento médico-odontológico, poderão ser utilizadas em horas, observada a jornada de trabalho praticada na data da assinatura do ACT.
  • O banco facultará a ausência de funcionários eleitos, que não sejam representantes sindicais de base ou dirigentes sindicais, limitado a 50 funcionários por ano, para a participação do Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil. 
  • Será permitida a utilização das ausências do representante sindical de base eleito para participação no evento da posse.
  • Serão instituídas mesas temáticas sobre ascensão profissional, prevenção de conflitos, resultados do PCMSO, e saúde no trabalho com o prazo de 120 dias para a conclusão a partir da data de instalação.
  • Oferta de 4 mil bolsas de estudo para cursos de graduação, destinadas aos funcionários não graduados, mediante processo seletivo a ser lançado em 2016, observados critérios e procedimentos a serem publicados nas Instruções Normativas Corporativas.
  • As novas agências do Banco do Brasil, aquelas que forem relocalizadas e as que passarem por reformas de grande vulto serão dotadas de equipamento de detecção de metais, exceto quando forem consideradas de baixo risco pela área competente do Banco.
  • Não será exigida a trava de relacionamento (365 dias) para nomeações até o final de 2015.
  • Ressarcimento dos custos com inscrição para a prova de Certificação legal CPA para os escriturários, caixas executivos e atendentes (SAC e CCABB). O ressarcimento se dará a partir de janeiros de 2016.
  • Gestação Alto Risco: abonar horas para a realização de até 4 consultas e exames por mês e autorizar adição como escriturária no interesse da funcionária, mediante indicação médica.
  • Oportunidades para funcionários de PSO: implementar ações de integração entre PSO e agências que abrangem oportunidades de capacitação, adição cruzada entre escriturários, revisão de parâmetros TAO e estágios.
  • Melhoria no plano odontológico com ampliação de procedimentos cobertos, anunciado durante as negociações.

    Da Redação