Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo realizam carreata pela democracia neste sábado (13)

0

As Frente Brasil Popular do DF e a Frente Povo Sem Medo, que reúnem partidos políticos e centenas de organizações dos movimentos sociais e sindical, entre elas a CUT, realizará no próximo sábado (13) carreata em defesa da democracia, da vida e dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores. A saída de todas as cidades está programada para 8h. Às 10h, os manifestantes sairão em carreata do estacionamento da Funarte (atrás da Torre de TV).

As políticas antipovo do governo Bolsonaro vêm sendo combatidas pelas organizações da FBP desde que o ex-capitão assumiu a principal cadeira do Executivo federal. O grupo realizou diversos atos, manifestações, passeatas e outros movimentos de mobilização. Com a pandemia do novo coronavírus e as consequentes e necessárias restrições de contato social, os manifestantes tomam as ruas com cautela.

“Temos uma grande preocupação com a saúde dos nossos militantes. Embora os dados alarmantes, ainda não chegamos ao pico da pandemia. Por isso, decidimos fazer a carreata, com cada um dentro do seu carro, para respeitar o distanciamento social”, esclarece Cristiane Pereira dos Santos, que integra a FBP-DF pela Central de Movimentos Populares (CMP).

A carreata programada para o próximo sábado ainda traz na pauta outros temas relacionados à vida da classe trabalhadora, como a prorrogação do auxílio emergencial de R$ 600 e o fortalecimento do SUS, da educação pública e de outros serviços públicos. “Entendemos que a carreata pode assegurar a defesa das nossas reivindicações garantindo o isolamento social”, reforça o presidente do PT-DF, Jacy Afonso.

Ele lembra que em países onde o isolamento social foi seguido e respaldado por políticas do governo, os casos de Covid-19 estão contidos. “Como não adotamos o isolamento social devido à falta de um governo que bancasse os custos desse isolamento, hoje temos uma pandemia prolongada, com aumento exponencial dos índices de infecção e morte”, avalia.

De acordo com Jacy Afonso, o objetivo é ampliar a participação no ato convocado para o próximo sábado, com a adesão de outras organizações além das que compõem a FBP.

Da Redação com CUT-DF