Fórum de entidades se reúne para debater resultados da Funcef

0

Em reunião realizada nesta sexta-feira (21), em Brasília, o Fórum das Entidades Nacionais pela Funcef (fundo de pensão dos empregados da Caixa Econômica Federal) tratou de questões relativas aos resultados da Fundação e discutiu formas de melhorar a comunicação junto aos participantes da entidade. A próxima reunião deverá ocorrer em janeiro de 2015, quando será publicada uma revista com mais esclarecimentos sobre o fundo de pensão.

Para o secretário de Formação do Sindicato, Antonio Abdan, que representou o Sindicato na reunião, o Fórum é um importante espaço de debate. “A Fundação é um patrimônio dos empregados da Caixa. É a garantia de uma aposentadoria digna e, como tal, deve ser bem gerenciada, de forma a transmitir, hoje, aos seus participantes a segurança que se espera dela no futuro”, destacou Abdan, que também é empregado da Caixa.

Durante a reunião, o conselheiro deliberativo eleito da Funcef Antônio Luiz Fermino destacou a nota de esclarecimento publicada na quarta-feira (19) pela Fenae, a qual presta informações sobre a gestão dos planos de benefícios e da própria entidade, com destaque para a questão dos déficits acumulados a partir do exercício de 2012.

“Ao contrário do que está sendo comentado por várias pessoas em redes sociais e em mensagens enviadas à Funcef, a Fundação não está perdendo patrimônio. O que estamos vivendo atualmente é uma crise conjuntural”, esclareceu Fermino. Para ele, tais mensagens devem ser desconsideradas, pois são irresponsáveis. 

Clique aqui para ler a íntegra da nota de esclarecimento da Funcef. 

Antes denominado Fórum de Dirigentes de Entidades com Representantes Eleitos na Funcef, o Fórum foi criado em 2007 para atuar na defesa dos interessantes dos participantes. Fazem parte do Fórum a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), a Federação Nacional das Associações dos Aposentados e Pensionistas (Fenacef), a Federação Nacional das Associações dos Gestores (Fenag) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Fianceiro (Contraf-CUT).

Rosane Alves
Colaboração para o Seeb Brasília