Final de semana é marcado por formação da base sindical

0

Dirigentes do Sindicato, da Federação Centro Norte e delegados e delegadas sindicais participaram, entre os dias 21 e 23 de julho, do Curso de Organização e Representação Sindical de Base (ORSB). A atividade, promovida em parceria entre o Sindicato e a CUT Brasília, faz parte da estratégia de formação e aperfeiçoamento dos representantes dos trabalhadores e integra o programa de formação da Central e da entidade.

Esta edição do curso teve o conteúdo adaptado às necessidades da categoria bancária e contou com matérias como: evolução da sociedade brasileira; participação popular; história da classe trabalhadora; origens do novo sindicalismo; articulações sindicais e a fundação da CUT, bem como a Organização por Local de Trabalho (OLT).

Participaram do evento o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo; o ex-presidente da entidade, Jacques Pena, que fez uma avaliação da estrutura sindical bancária; o presidente da CUT Brasília, Rodrigo Britto, que analisou a conjuntura política e econômica. Os educadores Emílio Gennari e Maria Izabel da Silva somaram forças à atividade.

Secretária de Formação do Sindicato, Teresa Cristina destaca que há a projeção de que o curso seja estendido à toda base. “O momento exige que o movimento sindical esteja instruído para combater a ofensiva golpista. Temos a meta de que todos os nossos delegados e delegadas passem por esse curso básico de formação, pois acreditamos que é fundamental que estejam preparados para o combate”, alerta.

“É necessário fazer essa organização para que a classe trabalhadora entenda o que se passa e encontre mecanismo de combate à exclusão. Vivemos um momento de retirada de direito e massacre ao que foi conquistado com muita luta. Por isso, é fundamental que a CUT, que nunca fugiu das ruas, faça essa atuação para instruir e mobilizar sua base”, destaca a secretária de Formação da CUT Brasília, Nilza Cristina, que reforçou a importância deste tipo de curso para direcionar os passos de atuação sindical no futuro.

O curso é referência na formação técnico-política de dirigentes e delegados e delegadas sindicais e é pré-requisito para diversos cursos ofertados pelas Escolas de Formação da CUT.

Joanna Alves com informações da CUT Brasília