Filme cubano sobre o cantor Benny Moré é atração no Cineclube desta segunda (4)

0

Estreia do Cineclube Bancário de julho, “El Benny”, uma das maiores bilheterias de Cuba, é um musical que fala sobre a vida agitada do cantor Benny Moré, um autodidata que se converteu em lenda da música cubana com sua voz excepcional. O “Bárbaro do Ritmo”, como o chamavam, morreu em 1963, de cirrose. A exibição começa às 20h, no Teatro dos Bancários, na sede do Sindicato (EQS 314/315). 

A trama se passa no final dos anos 1940 e início da década seguinte, quando o artista cubano tinha acabado de deixar a Orquestra Duany e chegado ao México. Talento em todos os gêneros, Benny Moré era especialista no som montuno, mambo e bolero.

Entre cabarés e salões de dança, a carreira de Benny prospera até ele alcançar o seu maior sonho: formar a Banda Gigante, composta por mais de 40 músicos.

O ator cubano Renny Arozarena interpreta Moré. Produzido pro Iohamil Navarro, o filme é dirigido por Jorge Luis Sánchez, a música é de Juan Manuel Ceruto e a fotografia, de José Manuel Riera. No elenco, Mario Guerra, Limara Meneses, Enrique Molina e Carlos Ever Fonseca.

Dia 11 tem Ciudad en rojo

E no dia 11, o Cineclube Bancário apresenta a produção Cidade em Vermelho. Com direção de Rebeca Chávez e roteiro inspirado nas páginas do romance Bertillon, 166 de José Soler Puig, o filme conta como o aumento da violência transforma a vida pacífica dos povos e diferentes grupos sociais em uma cidade e altera, não apenas, a vida quotidiana, mas também as relações entre pais e filhos, entre amigos, entre namorados, e até mesmo os sentimentos mais recônditos e íntimos das pessoas e seus sonhos. 

Da Redação