Festival Estudantil de Teatro Amador começa nesta segunda e vai até dia 25

0

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

O Teatro dos Bancários vai sediar a 5ª edição do Festa – Festival Estudantil de Teatro Amador, promovido pelo Grupo NADA, entre os dias 15 a 25 de outubro.  Na abertura, nesta segunda-feira (15), às 20h, será apresentado o espetáculo Entre Quatro Paredes, de Jean Paul Sartre. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Nos demais dias, a entrada será gratuita. 

O texto de nome ‘Huis Clos’ ganha a adaptação Entre Quatro Paredes, do grupo Casa de Produções. Com direção de Graça Veloso, nasceu do desejo de criar um espetáculo que permite, de maneira simbólica, refletir sobre a contemporaneidade e as relações político-sociais do cotidiano. Sexualidade, ego, poder, questões de gênero e desejos são trazidos à tona pela peça.

No espetáculo, os assuntos são trazidos de maneira sensível, apresentando em sua crueza um retrato de relações socializadas entre contrastantes personagens e, também, os desdobramentos de sua convivência, contrapondo o paradigma contemporâneo de incomunicabilidade entre as relações sociais.

Camila Guerra, Cyntia Carla, Pedro Ribeiro e Rafael Tursi compõem o elenco.    

Mostra Competitiva 

O projeto do Grupo NADA envolve montagens de escolas públicas e particulares do DF e anualmente conta com a participação de mais de 150 alunos. O festival também oferece oficinas de teatro gratuitas para os estudantes de escolas do DF, participantes ou não do Festa. 

Tribobó City 

A imagem pode conter: texto

Dando início à mostra, nesta terça-feira (16), às 20h, o grupo A Trupe, do CCI – Centro de Criatividade Infanto-Juvenil, apresenta o espetáculo Tribobó City, com direção de Aline Cacau, coreografias de Gilmara Almeida, preparação vocal de Carla Veras. A duração é de 50 minutos e a classificação, livre.

A pacata cidade de Tribobó está prestes a ganhar uma estação de trem e uma estrada de ferro. Mas o prefeito, aliado à elite triboboense, tenta impedir a chegada do progresso para favorecer uma empresa de charretes. Em meio a essa bagunça, Tribobó City também será ameaçada por terríveis bandidos em busca de ouro. O que não faltará nessa incrível aventura, é muita música e emoção, liderada por Mocinho de Souza contra a turma do vilão Al Gazarra.

Elenco: Bia Rocha, Bianca Cristina, Cris Oliveira, Dri Oliveira, Duda Botosso, Helena Oliveira, Iago Vieira, Juh Gomes, Júlia Alves, Kaio Andrade, Kleder Carlos, Lary Santos, Manu Feitosa, Matheus Basilio, Rapha Tsuki, Salo Sousa, Stanley Mello, Thamires Pirangi e Viny Rodrigues.

Marionetes

A imagem pode conter: 2 pessoas, texto

Na quarta-feira (17), às 20h, será a vez do grupo Oficina de Teatro Girassol, do Colégio Múltiplo, apresentar o espetáculo Girassol, com 40 minutos de duração e classificação livre. A direção é de Simone Mariano, coreografias de Ester Freitas e Simone Mariano.

A vila tem, como todos nós, a influência do bem e do mal nas suas decisões, representados por dois personagens que dialogam como narradores da vida das pessoas que moram ali. Demo e Anja foram enviadas para acompanharem o desenvolvimento daquelas pessoas, mas as coisas saíram de controle quando Demo começou a impor suas vontades. Malu, uma das moradoras da vila, busca entender o mundo em que vive e quem ela é. Durante esse processo, ela vai sendo moldada de acordo com o que a Demo e a sociedade diziam ser certo e o melhor.

Elenco: Bia Oliveira, Duda Dias, Maria Clara Correa, Ester Freitas, Gustavo Dias, Henrique Freitas, Ingred Lima, João Pedro Mariano, Maria Klara Malaquias, Milena Ribeiro, Rafaela Leite e Yasmin Barbosa. 

O Caso Darcy

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Na quinta-feira (18), às 20h, o grupo C18 do CCI – Centro de Criatividade Infanto-Juvenil apresenta O Caso Darcy, que tem duração de 50 minutos e classificação, 16 anos. A direção é de Aline Cacau, coreografias de Gilmara Almeida e preparação vocal de Carla Veras.

Traumatiza após ter sido estuprada por um militar, Darcy decide levar o caso a justiça, porém, as contramedidas do governo ameaçam a vida dela e de todos a sua volta.

Elenco: Adrian Fillipe, Ângelo Dulci, Brenda Lopes, Carol Santana, Cecília Rúbia, Cláudia Albino, Duda Damasceno, Enzo Oliveira, Erick Côrtes, Gabriel Monteiro, Gean Spike, Ian Arcanjo, Jheniffer Martins, João Pedro, Raquel Barbosa e Wendell Gabriel.

Que Trazes pra Mim?

A imagem pode conter: texto

No dia 22 de outubro, às 15h, o grupo Stellart do Claretiano Centro Educacional Stella Maris apresentará Que Trazes para Mim?. Com 40 minutos de duração e classificação, 16 anos, o espetáculo tem direção de Carol Bonfim, Gabriel Alves e Victoria Cavalcante.

Assim como os coelhos, os seres humanos querem ter uma aparência que se encaixe nos padrões que nos são impostos. Mas os coelhos também possuem significados que de certa forma representam nossas mazelas interiores, como o desejo e a trapaça, o sexual e o libertino, mostrando o quanto somos instintivos e às vezes irracionais, explicitando a diferença entre o que somos e o que queremos ser em um mundo de padrões de estética e conduta.

Elenco: Alberto Moraes, Ana Laura Tomazela, Ana Paula Rocha, André Gabriel Pessoa, Bianca Bonfim, Bruna Santos, Camila Félix, Carol Bonfim, Emanuelle Nascente, Gabriel Alves, Guilherme Neri, Jhonata Gabriel, Júlia Ribon, Jullyana Marques, Lucas Borges, Mikael Rodriguez, Victoria Cavalcante e Yann Souza.

A advogada que viu Deus e o Diabo

A imagem pode conter: texto

No mesmo dia (22), às 20h, o grupo Stellart, do Claretiano Centro Educacional Stella Maris, retorna com novo espetáculo: A advogada que viu o Diabo e depois voltou para terra. A classificação é livre e duração de 60 minutos. A direção é de Gabriel Maciel e Mariana Marques.

A montagem conta a aventura que a dra. Vitória enfrenta após aceitar uma causa extremamente surreal: anular um pacto com o diabo. Em sua jornada para salvar a alma do seu cliente, ela passa por um inferno burocrático, similar à primeira instância, estuda para conseguir a carteira da ordem celestial, consegue autorização para entrar no céu, e lá consegue absolve-lo da morte antes de enfrentar o próprio Diabo em um embate jurídico de proporções épicas.

Elenco: Anysson Samuel, Bianca Letícia, Bruna Santos, Gabriel Maciel, Gabriel Nathan, Ian Lucas, Isabella Fernanda, Isadora Ferreira, João Pedro, João Pedro Scherma, Leonardo Mesquita, Lucas Pereira, Mariana Marques, Matheus Campelo, Matheus Felipe, Pedro Ivo, Rafael Fernandes, Virna Barbosa Cunha, Victoria Cristina e Vitor Mathias.  

(Des) Encontros

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

No dia 23 de outubro, às 20h, os alunos do Cecan – Centro de Ensino Candanguinho, apresentam (Des) Encontros. A classificação é livre e duração de 80 minutos. A direção é de Marcelo Frei e Diogo Cerrado. Coreografia de Camila Furtado, música e Lucas Pinke, e professor convidado, Eduardo Fernandes.

Uma livre adaptação do espetáculo “Léo e Bia”, do Oswaldo Montenegro. Um grupo de jovens unidos fundou uma companhia de teatro em sua escola com a pretensão de montar um grande espetáculo. Mas, para alcançar este objetivo eles terão que enfrentar inúmeras dificuldades que aparecerão.

Elenco: Ana Pasqualotto, Camila Furtado, Dani Di Lucente, Giulia Cury, João Pedro, Lara dos Anjos, Lucas Pinke, Madu Mendes, Malu Asfora e Thay Marques.

O Mundo Alado de Giennah

A imagem pode conter: texto

No dia 24 de outubro, às 17h, o grupo A Trupe Mirim, do CCI – Centro de Criatividade Infanto-Juvenil, apresenta o O Mundo Alado de Giennah. Com classificação livre e duração de 45 minutos, a direção é de Samanta Souza Vieira.

Em uma fábrica, as mais diversas fadas trabalham em harmonia, ou quase. Uma duende, fugindo de uma guerra que ameaça sua terra natal, se refugia em Giennah, a terra das trabalhadoras aladas. Usando de um disfarce fajuto tenta convencer a todos que é digna de viver ali, mas as fadinhas não são tão fáceis de serem enganadas. Fadas e duendes aprenderão muito nessa bagunça

Elenco: Angelina Niraus, Brunna Oliveira, Clarisse Ramthum, Elloá Mendonça, Giovanna Félix, Madu Costa, Maria Clara Lima, Marianny Sena e Thayla Brígida.

Os Saltimbancos Perdidos na Floresta

A imagem pode conter: texto

Também no dia 24 de outubro, às 21h, o grupo A Trupe do CCI – Centro de Criatividade Infanto-Juvenil apresenta Os Saltimbancos Perdidos na Floresta. Com classificação livre, duração de 50 minutos, a direção do espetáculo é de Aline Cacau. O texto é de Paulo Russo, coreografias de Gilmara Almeida e preparação vocal de Carla Veras. O responsável pela maquiagem é Willy Costa

Uma divertida e emocionante adaptação, que contará a história de pequenos brilhantes da música, destaca cinco bichos, que abandonam seus donos por causa dos maus tratos: o jumento estiloso que não aguenta mais carregar tanto peso sem recompensa alguma, um cachorro medroso que está muito velho para guardar a casa, uma galinha sensual que não consegue mais botar ovos e duas gatas que estão cansadas de servir como companhias de luxo de sua patroa.

Elenco: Bia Barbosa, Bia Souza, Duda dos Santos, Gabi Silva, Gui Ribeiro, Malu DSC, Maria Oliveira, Maria Santos, Raissa Nunes, Sol Cavalcante, Tawane Mota, Victória de Jesus e Vitória

No dia 25 de outubro, às 20h, será o encerramento, com uma grande surpresa. Aguardem!

Da Redação