Encontros Jurídico e de Comunicação reúnem dirigentes, jornalistas e advogados

0
Diretores e assessores de imprensa e dos departamentos jurídicos do movimento sindical do ramo financeiro de todo o 

país participaram nesta quarta-feira do 1º Encontro de Comunicação da Contraf-CUT e do 1º Encontro Jurídico, no Anhembi, em São Paulo. 

(São Paulo) Dezenas de diretores e assessores de imprensa do movimento sindical do ramo financeiro de todo o país participaram nesta quarta-feira do 1º Encontro de Comunicação da Contraf-CUT, no Anhembi, em São Paulo.

Os dirigentes e assessores presentes aprovaram uma série de propostas para integrar a rede de comunicação dos sindicatos, federações e Contraf, visando melhorar a qualidade e ampliar o leque de assuntos de interesse da categoria. As propostas serão encaminhadas à direção da Contraf e dos sindicatos e federações.

O presidente da Confederação, Vagner Freitas, destacou na abertura outro objetivo importante. “Os trabalhadores do ramo financeiro estão começando uma nova fase em sua história com a criação da Contraf-CUT. Nossa categoria sempre esteve à frente das principais lutas da sociedade brasileira. Agora precisamos unir esforços em busca de uma alternativa à imprensa tradicional. A mídia brasileira está concentrada nas mãos de umas poucas famílias, que detêm o monopólio da informação e transformam isto num instrumento político da elite”, destacou Vagner.

Após a mesa de abertura, Rosane Bertotti, secretária de Imprensa da CUT Nacional, e Daniel Reis, secretário da CUT São Paulo, falaram sobre os projetos da Central para a área de comunicação (clique aqui para ler a matéria).

Em seguida, o jornalista Raimundo Pereira, da revista Reportagem, debateu os desafios da sociedade para a área de comunicação. Com a experiência de quem integrou a primeira equipe da revista Veja e a lendária redação de Realidade, além de vários outros veículos da grande mídia e da imprensa alternativa, Pereira explicou sua idéia de resistência ao monopólio da mídia (veja aqui a reportagem).

Os trabalhos da manhã foram encerrados com um debate entre os jornalistas Antônio Martins (Le Monde Diplomatique), Renato Rovai (Revista Fórum), Paulo Salvador (Revista do Brasil) e Claiton José Mello (Fundação Banco do Brasil).

À tarde, os participantes do 1º Encontro de Comunicação da Contraf-CUT dividiram-se grupos de trabalho para debater idéias e apresentar sugestões para uma política de comunicação para as entidades do ramo financeiro.

1º Encontro Jurídico

Paralelamente ao seminário de comunicação, diretores e advogados da confederação, federações e sindicatos de bancários de todo o país também realizaram o 1º Encontro Jurídico da Contraf-CUT, para trocar experiências e tentar definir a melhor estratégia para a construção da organização do ramo financeiro e seu enquadramento sindical.

Outro tema importante foi a estratégia para contrapor-se à tentativa dos bancos de limitar o direito de greve na campanha salarial, principalmente com interditos proibitórios, uso excessivo da força policial e as tentativas de, na Justiça, censurar materiais de divulgação das entidades.

O Sindicato de Brasília participou dos dois encontros com diretores e assessores jurídicos e de comunicação.

Com informações da Contraf-CUT e da Fenae.