Encontro do BB quer fim do voto de Minerva e melhorar benefícios na Previ

0

O Encontro Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil decidiu incluir entre as reivindicações   

específicas da campanha salarial deste ano melhorias nos planos de benefícios e a alteração do estatuto da Previ, para acabar com o voto de Minerva no Conselho Deliberativo e restituir ao Corpo Social a decisão final sobre mudanças estatutárias.

O Encontro Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil decidiu incluir entre as reivindicações específicas da campanha salarial deste ano melhorias nos planos de benefícios e a alteração do estatuto da Previ, para acabar com o voto de Minerva no Conselho Deliberativo e restituir ao Corpo Social a decisão final sobre mudanças estatutárias e nos regulamentos dos planos, assim como sobre os relatórios anuais.

A discussão sobre a Previ, realizada na parte da tarde, foi aberta com uma exposição os diretores eleitos José Ricardo Sasseron (Seguridade) e Francisco Alexandre (Administração), seguida de debate com os 180 delegados presentes.

Sobre os dois planos de benefícios da Previ, o Encontro aprovou as seguintes melhorias:

Plano de Benefícios 1

. Aumento do teto de benefícios de 75% para 90% da renda do participante.
. Aumento do benefício mínimo, estabelecendo como parâmetro para o cálculo não apenas as contribuições pessoais, mas também um adicional de 80% sobre esse valor, correspondente à parte das contribuições do banco.
. Alteração do critério de cálculo do benefício para melhorar o valor do benefício dos que se aposentam com menos de 30 anos de contribuição à Previ.
. Melhoria no patamar mínimo das pensões, atualmente em 60%.
. Melhoria dos benefícios dos associados que contribuem à Previ por mais de 30 anos, enquanto aguardam completar o tempo de aposentadoria pelo INSS.
. Aposentadoria antecipada para as mulheres aos 45 anos.

Previ Futuro

. Permitir que o participante possa resgatar também a parte da contribuição do banco quando abandonar o plano.
. Mudar critérios de aplicação de parte do patrimônio do plano em renda variável, para aumentar a rentabilidade dos investimentos e, conseqüentemente, as reservas de cada participante.
. Buscar alternativas de mercado para abertura de financiamentos imobiliários.
. Transferir ao banco a contribuição total do benefício de risco.