Encontro de funcionários do Santander define pauta específica para CCT

0

Representantes dos funcionários do Santander realizaram Encontro Nacional, nesta terça e quarta-feira (12 e 13), em São Paulo, e definiram as propostas para a pauta específica referente à renovação da minuta do aditivo da Convenção Coletiva de Trabalho, que será debatida com o banco.

As reivindicações, que vieram de consulta feita aos funcionários em todo o país, foram divididas em quatro grupos de trabalho. O grupo 1, que tratou dos Planos de Saúde e Previdência Privada, entendeu que o Banesprev deve ser a entidade previdenciária responsável pela administração do plano, com exceção do Bandeprev.

“Queremos mais transparência no Plano de Previdência Privada. Nesse sentido, reivindicamos a participação dos funcionários nas assembléias do plano”, destacou a secretária de Administração do Sindicato, Rosane Alaby, que também é bancária do Santander.

Saúde do Trabalhador foi o tema abordado pelo grupo 2, que definiu pela jornada gradual quando do retorno da licença médica e decidiu que o exame demissional seja feito por todos os funcionários e que a convocação não ocorra no mesmo dia da demissão.

O grupo 3, sobre Emprego e Condições de Trabalho, debateu o impacto da avaliação de desempenho na concessão de bônus, transferências e demissões. O grupo também tratou da inserção de cláusulas no aditivo sobre o fim do banco de horas.

A cláusula 57 da CCT 2015/2016, que dispõe sobre o desenvolvimento de programas para a melhoria contínua das relações de trabalho nos bancos, foi um dos temas discutidos pelo grupo 4, que tratou do Programa Próprio de Resultados (PPRs). Foram definidos, ainda, pontos para melhoria contínua das relações trabalhistas.

As propostas serão apresentadas ao banco e será estabelecido um calendário de negociações e de renovação, que vence em 31 de agosto deste ano. Os funcionários afirmam que pretendem encerrar as negociações ainda no primeiro semestre.

Rosane Alves
Do Seeb Brasília