Empregados da Caixa aprovam propostas de Brasília para o 27º Conecef

0

assembleiacaixa_copy

Assembleia dos delegados da Caixa aprovam propostas e tiram delegados ao 27º Conecef

 

Os empregados da Caixa definiram em assembleia, durante o Congresso Distrital dos Empregados da Caixa Econômica Federal, as propostas de reivindicações que serão apresentadas no 27º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), que acontecerá nos dias 9 e 10 de julho em São Paulo.

 

O encontro, realizado nesta sexta e sábado, dias 1º e 2, na LBV, teve como tema “Valor e dignidade para quem dá sustentação à Caixa” e discutiu assuntos como remuneração e condições de trabalho, Saúde Caixa e Funcef/Aposentados.  No congresso também foram eleitos os delegados que irão representar os bancários do DF no 27º Conecef, onde será definida a minuta de reivindicações a ser negociada com a direção da Caixa.

 

Saúde

A principal proposta que será apresentada sobre o Saúde Caixa é que o Conselho de Usuários deixe de ser consultivo e passe a ser deliberativo, com poder de voto e veto. Atualmente, o Conselho apenas sugere melhorias para o plano, sem voz para decisões. A sugestão de acompanhamento do movimento sindical na auditoria do plano também será levada ao Conecef. A intenção é que seja feita a verificação dos relatórios e dos valores pagos aos médicos. Criação de um canal de denúncias de mau atendimento médico, ampliação do número de sessões de tratamentos, como fisioterapia e psicoterapia, e a implantação de um plano de saúde familiar também fazem parte da pauta.

 

mesacaixasaude

Da esq. para dir.: os diretores do Sindicato Sarah Rocha, Antonio Abdan e Fabiana Uehara durante a mesa de Saúde

 

Segundo a secretária de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato, Fabiana Uehara, é necessário que os empregados sintam segurança no plano de saúde que possuem. “Ninguém quer ficar doente, mas caso isso ocorra, esperamos que o Saúde Caixa dê respaldo a todo o tratamento que o bancário e seus familiares precisarem”, destacou.

 

Remuneração e condições de trabalho

 

Nos debates sobre remuneração e condições de trabalho, Jair Ferreira, presidente da Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa), fez um apanhado histórico da luta e das conquistas dos bancários da Caixa em relação ao tema. A participação dos empregados com sugestões de reivindicações mostrou a adesão às lutas em prol da categoria. “O destaque desse ano é a participação dos companheiros da área de tecnologia da Caixa, que estão preocupados com as condições de trabalho e com o pouco investimento feito nessa área tão importante para o bom funcionamento de toda a empresa”, disse Wandeir.

 

mesacaixaremuneracao
Jair Pedro, coordenador da CEE/Caixa, em explanação sobre remuneração e condições de trabalho

 

 

Previdência

Na mesa sobre previdência, José Miguel, conselheiro deliberativo eleito da Funcef, apresentou dados do balancete de março que mostram a Fundação com um total de ativos que chega a R$ 44,8 bilhões, sendo 47,8% desse valor de renda fixa e 34,55% de renda variável. Miguel também respondeu a questionamentos feitos pelos bancários, que referendaram os itens já existentes em pauta.

 

mesacaixaprevidencia

 

“O tema Funcef é de extremo interesse para toda a categoria e o que existe na pauta atualmente é consenso entre os participantes do congresso, daí a disposição de luta de todos de cobrar da Caixa que sejam atendidas todas essas reivindicações”, esclareceu Wandeir.

As propostas dos empregados de Brasília para o 27º Conecef serão divulgadas tão logo seja finalizada a redação das reivindicações.

Pricilla Beine
Do Seeb Brasília